quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

História da Raça: Gado Caracu

História da Raça: Gado Caracu
Gado Caracu: Animal de origem europeia, que permite o cruzamento com as mais diversas raças, obtendo um excelente resultado, esta é uma das principais características do destaque da História da Raça desta semana.
Caracu Fazenda GuaraúnaEste tipo de animal, manso e dócil, é identificado por sua pelagem amarelada, estrutura longilínea, linha de dorso plana, mucosa alaranjada, cascos claros, avermelhados ou rajados.
Em resumo, José Luiz Strapassonsuperintende da ABC Caracu (Associação Brasileira de Criadores de Caracu) destaca as quatro principais qualidades do Caracu: Rusticidade, Longevidade, Habilidade Materna, Docibilidade (temperamento tranquilo).
O Caracu é adaptável ao clima tropical e sub-tropical, o que significa que pode ser criado de Norte a Sul do Brasil.
Este animal resiste ao calor, a endo e ectoparasitas, tem muita facilidade de locomoção, cascos que resistem tanto a solos duros como a solos encharcados, tem muita capacidade de digerir fibras grosseiras e facilidades de parto.
Segundo a ABC Caracu, em regime exclusivo de pasto, o peso médio das vacas está em torno de 550 a 650 quilos, atingindo uma máxima de 750 quilos, sendo que a fêmea consegue produzir até 2,1 mil quilos de leite por lactação, com 5% de gordura, em regime de pasto com pequena suplementação.
Outro destaque das vacas caracu é a alta fertilidade, uma vez que são colocadas para cruzar a partir dos 14/15 meses, podendo gerar bezerros até os 21 anos no máximo, tendo de 11 a 13 partos durante toda a vida.
Já os touros pesam ao redor de 1.000 quilos, podendo chegar a 1.200 kg.
Em relação aos animais de reposição, aos dois anos as novilhas atingem cerca de 400 quilos, existindo alguns animais que chegam a pesar 500 kg. Já os bezerros de um ano atingem uma média de 300 quilos devido à boa habilidade materna das matrizes.
rebanho Caracu é formado de aproximadamente 1 macho para 50 fêmeas em estação de monta normal.Rebanho Caracu - Fazenda Guaraúna
De acordo com entidade, o primeiro passo para criar esta raça é após a compra dos animais, associar a uma entidade local e pedir orientações.
O sistema de criação é extensivo e preferencialmente a pasto, sendo esta uma raça cosmopolita, qualquer produtor em todo o Brasil pode adquirir raças Caracu.
Dependendo da alimentação, o animal rende entre 52% e 54% equivalente carcaça.

FONTE: RURAL CENTRO

Nenhum comentário: