sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Produtores australianos lamentam importação menor pela Indonésia

Produtores de carne bovina da Austrália tem dificuldades para se recuperar da proibição temporária sobre as importações

O lobby do gado bovino da Austrália afirmou nesta sexta-feira que foi surpreendido e decepcionado com os cortes expressivos realizados pela Indonésia em suas cotas de importação de carne e gado australianos em 2012. Produtores de carne bovina da Austrália ainda encontram dificuldades para se recuperar do impacto da proibição temporária sobre as exportações à Indonésia. Os indonésios afirmam que a redução das cotas são uma forma de buscar a autossuficiência.
"A redução da cota de importação tanto de carne bovina embalada quanto de gado vivo foram mais profundas e mais rápidas do que o esperada", disse o diretor executivo do Conselho de Gado da Austrália, David Inall. O ministro da agricultura indonésio, Ir. H. Suswono, explicou que o governo vai permitir a importação de 283 mil cabeças de gado vivo no ano que vem, ante 400 mil toneladas neste ano, além da cota global de 34 mil toneladas de carne bovina, ante 90 mil toneladas neste ano.
A Austrália vai dividir a cota global de importação de carne com outros fornecedores, como Nova Zelândia e Estados Unidos. Em 11 meses deste ano, a Austrália exportou 36,91 mil toneladas de carnes sem ossos para a Indonésia. "O corte nas importações de gado se devem à crescente produção doméstica de gado, especialmente no leste e na região central de Java", explicou Suswono. O governo da Indonésia prevê que a demanda alcançará 14,8 milhões de toneladas em 2012, da qual 80% será suprido com oferta doméstica. As informações são da Dow Jones.
FONTE: AGENCIA ESTADO

Nenhum comentário: