sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Balanço do Mercado da Pecuária de Corte: Estudo sobre as vendas ao Chile


Um estudo elaborado pela Rural Centro sobre o desempenho das exportações de carne bovina in natura do Brasil para o Chile é o destaque do balanço do mercado de pecuária de corte
O balanço elaborado pela Rural Centro é apresentado toda segunda-feira e traz as principais informações do setor.
A ideia é que o produtor encontre em apenas uma página tudo o que é importante para o desenvolvimento do seu negócio e as principais notícias dos últimos dias.
APURAÇÃO RURAL CENTRO
Ano passado a mídia em geral e até mesmo a mídia especializada em agronegócio divulgou que o Chile duplicou as importações de carne bovina in natura proveniente do Brasil devido àsrestrições impostas ao Paraguai devido ao foco de aftosa em meados de agosto.
A Rural Centro apurou as informações mês a mês e comprovou que na verdade o foco apenas potencionalizou uma tendência que já vinha ocorrendo no ano anterior.
Os chilenos já vinham aumentando consideravelmente as compras internacionais de carne bovina do Brasil mês a mês, recuando as negociações no mês de janeiro e fevereiro, como mostra o gráfico abaixo.
Lembrando que entre 2011 e 2012 o Chile aumentou as negociações de carne bovina com o Brasil em 72,1%, passando de 19,9 para 34,2 mil toneladas, colocando este país na sexta posição dos principais destinos da carne brasileira no âmbito mundial e como principal importador da América do Sul do tipo in natura, responsável por cerca de 80% das negociações totais. 
Além do gráfico, a Rural Centro elaborou também duas tabelas sobre o desempenho das negociações entre ambos os países mês a mês e por Estado: 
Exportação, Carne bovina in natura, brasil, chile, volume, 2010, 2011

Exportação, Carne Bovina In Natura, Mês a Mês

Exportação, Carne Bovina, Estado, 2011,2010
EXPORTAÇÃO
No ano passado, as indústrias exportadoras que atuam no Brasil conseguiram embarcar 820 mil toneladas de carne bovina com outros países.
Volume que mesmo estando muito abaixo dos números apresentados nos anos anteriores, resultou em uma receita recorde de 4,169 bilhões de dólares, uma vez que para atender a demanda os países importadores pagaram muito caro pela carne bovina brasileira, mais de 5 mil dólares cada tonelada.
A Rússia, mesmo com embargo a alguns estados, manteve a liderança como principal destino da carne brasileira, com total de 229 mil toneladas.
Na segunda posição, os iranianos importaram 130,6 mil toneladas de carne bovina e na terceira posição os egípcios negociaram com o Brasil cerca de 97 mil toneladas. O Chile aumentou a compra em 72%, totalizando 34 mil toneladas. 
São Paulo continua sendo o principal estado exportador de carne bovina, com total de 298,3 mil toneladas. Na sequência está Mato Grosso, com total de 149 mil toneladas e em terceiro lugar com total de 114,7 mil toneladas está Goiás.
Pelo sexto dia consecutivo, o preço do boi gordo a prazo permanece na casa dos R$ 98/@ em Andradina/SP, valor que é 2 reais acima da cotação praticada no primeiro dia útil do ano, de R$ 96 a arroba.
FONTE: RURAL CENTRO

Nenhum comentário: