terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Paraguai: novo foco de aftosa é parcialmente confirmado em San Pedro




O Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Animal paraguaio (Senacsa) confirmou parcialmente ontem (02/jan) novo foco de febre aftosa em San Pedro, no distrito de Piri Pukú, na propriedade de Gustavo Trugger depois de testes parciais.

O Paraguai já investiu US$ 1.270.000 no controle do primeiro foco, ocorrido em 18/set de 2011. Desta forma o país podería recuperar seu status sanitário para exportação em até 18 meses.

Hugo Idoyaga, diretor de Relações Internacionais e Comércio Exterior do serviço veterinário, afirmou ontem (02/jan) que os primeiros testes confirmam parcialmente o novo foco de aftosa na propriedade de Trugger. "Até agora sete amostras sanguíneas em teste rápido deram positivo, mas ainda falta confirmar totalmente todos estes testes com outros resultados", disse o doutor Idoyaga.

Semana passada Trugger declarou a situação de seus animais com os sintomas da aftosa e os mesmos técnicos do serviço veterinário lhe confirmaram o caso.

De acordo com o doutor Idoyaga, o estabelecimento infectado já foi interditado pelo Senacsa, mas ao contrário do primeiro caso em que 820 animais foram sacrificados, o abate sanitário não será aplicado.

"O sacrifício tinha objetivo de recuperar rapidamente o status sanitário, em aproximadamente seis meses. Mas com este novo foco já esperamos pelo menos 18 meses para pedir a recuperação do status à Organização Mundial de Saúde Animal - OIE", disse Idoyaga.

A confirmação deste segundo foco do aftosa representa mias uma vez um prejuízo para a produção pecuária do país, já que as exportações para a Rússia haviam sido recuperadas, exceto da carne produzida no município de San Pedro. Com a volta da doença não se sabe ainda se a Rússia manterá as iportações paraguaias.

Fonte: site paraguaio ABC Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Nenhum comentário: