terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

RedeAgro lança vídeo animado sobre a reforma do Código Florestal


Às vésperas da votação do Código Florestal na Câmara dos Deputados, que deve ocorrer nos dias 06 e 07 de março, a RedeAgro lança um vídeo animado sobre o tema que explica, de maneira simples e didática, a importância da reforma na legislação ambiental brasileira.

Conceitos como Reserva Legal (RL), Áreas de Preservação Permanente (APP), Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA) são visualmente detalhados no vídeo, facilitando a compreensão destes instrumentos de proteção contra o desmatamento ilegal. O material mostra ainda as formas de regularização de APP e de RL, como a restauração de florestas na mesma propriedade, a regeneração natural das mesmas e a possibilidade de compensação de RL em florestas de outros biomas.

Todas essas questões relacionadas à reforma do Código Florestal que vêm sendo discutidas pela sociedade, e que agora aguardam para ser votadas na Câmara, são explicadas no vídeo de forma dinâmica, por meio de imagens de área produtiva, topos de morro, beira de rios, florestas nativas e suas respectivas funções.

A RedeAgro entende que é possível conciliar aumento de produção agrícola, feita em áreas produtivas estratégicas, e conservação ambiental e, desde o início do trâmite para a reforma desta legislação, acompanha de perto o assunto, produzindo dezenas de conteúdos instrutivos, como os estudos “O que aconteceria com a geração de renda e a arrecadação tributária se os déficits de APPs e RL fossem restaurados em área produtiva?” e “Impactos da recuperação de áreas de preservação permanente e reserva legal no valor da produção da economia brasileira e na arrecadação tributária: análise do Código Florestal Vigente”; a cartilha “Agricultura, Conservação Ambiental e a reforma do Código Florestal” e uma série com sete artigos denominada “Entendendo o Código Florestal”, que podem ser acessados no portal www.redeagro.org.br - que acaba de ser reformulado.

No novo site - dividido em 15 grandes temas do setor agro nas áreas ambientais, sociais e econômicos - é possível encontrar artigos e estudos elaborados ou selecionados pela equipe de pesquisa; entrevista com especialistas; apresentações e tabelas com dados diversos.

Na área social são abordados os temas ‘Desenvolvimento Rural’, ‘Trabalho no Agro’, ‘Índios e Quilombos’, ‘Segurança Alimentar’ e ‘Um Só Agro’. Na área ambiental são explorados ‘Biodiversidade’, ‘Código Florestal’, ‘Mudança do Clima’, ‘Uso da Terra’ e ‘Agro e ECO’. Na área econômica seão trabalhados os temas ‘Agro brasileiro no mundo’, ‘Produção de Commodities’, ‘Investimentos Estrangeiros’, ‘Benefícios para o Brasil’ e ‘Tecnologia e Inovação’.
 


FONTE: Agrolink com informações de assessoria

VEJA O VIDEO:




FONTE: REDEAGRO

Nenhum comentário: