quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Rússia libera importações de dois frigoríficos brasileiros

Carnes suínas e bovinas de unidades em Santa Catarina e Goiás estão habilitadas a entrar no país
O serviço sanitário russo, Rosselkhoznadzor, desta vez tomou uma decisão favorável às exportações brasileiras. Ainda que sob rígido controle, o órgão liberou as importações de carne suína da unidade da Seara localizada no município catarinense de Seara (SIF 490). Também permitiram a entrada de carne bovina da unidade do frigorífico Minerva instalado em Araguaína (GO), de SIF 1940.
Os dados foram disponibilizados no site do Rosselkhoznadzor, que, conforme a Agência Estado, ainda não enviou comunicado oficial sobre a liberação para as autoridades sanitárias brasileiras. Na semana passada, os russos suspenderam as importações de carne suína da planta do frigorífico Riosulense (Pamplona) localizada em Rio do Sul (SC), fato que não também não foi oficializado ao governo brasileiro. Atualmente existem três plantas habilitadas a exportar carne suína para a Rússia, duas delas foram liberadas no fim do ano passado.
Na semana passada, a Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura encaminhou ao Rosselkhoznadzor um parecer sobre o relatório feito pela missão veterinária russa que esteve no Brasil no fim do ano passado. O próximo passo previsto no entendimento entre os dois países será a discussão da equivalência das normas sanitárias, que é apontada pelos russos como justificativa para o embargo imposto desde maio do ano passado às importações de carnes do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso.
Agência Estado

Nenhum comentário: