segunda-feira, 5 de março de 2012

“A evolução da classe média e seu impacto no varejo”



 A Federação do Comércio (Fecomércio-SP), em estudo que começou a ser agora divulgado, ao comparar os resultados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008-2009 com os da POF 2002-2003 (ambas realizadas pelo IBGE), comenta em relação ao consumo de carnes que “as famílias brasileiras gastaram 4,2% a mais na média mensal com carne de boi de primeira e reduziram em 11,8% o dispêndio com frango”, o que ilustra que “estão se alimentando mais e com melhor qualidade”.
Independente do julgamento ser infeliz para um trabalho do gênero (qual é a base para se afirmar que esta ou aquela carne é de melhor qualidade?), a conclusão de que as famílias estão se alimentando mais [porque aumentaram o gasto com carne bovina e reduziram o da carne de frango] é totalmente equivocada. Pois, por exemplo, pode ter ocorrido que o preço da carne bovina aumentou em termos reais, enquanto o da carne de frango registrou preços reais decrescentes (uma realidade no decorrer do tempo). Assim, opostamente, pode ter aumentado o consumo de frango e decrescido o da carne bovina – conclusão impossível de obter a partir dos índices levantados.
Mesmo assim, é possível avaliar com mais profundidade essa possibilidade: recorrendo, por exemplo, aos dados do Procon-SP, que há anos acompanha a evolução de preços dos produtos integrantes da cesta básica.
Os levantamentos do Procon-SP, infelizmente, não retrocedem a 2003, vêm de 2005 para cá. E contrapostos aos dados de 2011 mostram que nesse período o preço da carne bovina de primeira passou de R$8,05/kg para R$17,47/kg. Já o frango abatido subiu de R$2,42/kg em 2005 para R$4,36/kg em 2011. Ou seja: enquanto a carne bovina de primeira aumentou 117%, o aumento do frango ficou em 80%. Já o aumento maior de consumo da carne de frango em relação ao da carne bovina é dado amplamente disponível.
Independente, porém, do “acidente de percurso”, vale a pena a análise do trabalho desenvolvido pela Fecomércio, pois a ascensão das classes sociais no Brasil também interfere no consumo de carne de frango. Clique aqui para acessar “A evolução da classe média e o seu impacto no varejo – Diagnóstico e tendências”.
FONTE: AviSite (Redação)

Nenhum comentário: