quinta-feira, 1 de março de 2012

História da Raça: Angus





História da Raça: Angus
De fácil manejo, rústico, além de produzir uma carne de excelente qualidade – este é o Angus, destaque da História da Raça desta semana.
Origem
Dados da Associação Brasileira de Angus (ABA) mostram que a origem deste animal é Britânica, especificamente da região da Escócia. O Angus é chamado de taurino britânico.
Chegada ao Brasil
Rebanho, Angus, ABA, Rural CentroA raça Angus foi introduzida nacionalmente pelos pastos da região de Bagé, por isso ela é considerada um dos mais importantes centros da criação de Angus do Brasil.
O primeiro registro genealógico da raça no país foi realizado em 1906, pelo criador Leonardo Collares Sobrinho, com o touro Menelik, vindo do Uruguai. Desde a primeira inscrição Angus até hoje, os desafios se multiplicam para a raça, que tem sabor e maciez em sua carne mundialmente reconhecidos e que está em pleno processo de expansão.
Desde 1920, o domínio do bovino Angus já era percebido nos campos rio-grandenses, pela enorme adaptabilidade que a raça britânica apresentou ao clima dos pampas. Na época, aconteceram algumas exposições agropecuárias, reunindo cerca de 600 reprodutores da raça, dando início à presença do animal pelos pastos brasileiros.

Características

Segundo Antônio Francisco Chaves Neto, médico veterinário da ABA, entre as principais características desta raça estão: precocidade de terminação, precocidade sexual, habilidade materna, onde é a raça que desmama uma maior quantidade de kg de bezerro por kg de matriz, sendo assim muito eficiente.
Além disso, Antônio ressalta a  qualidade da carne, que possui o marmoreio responsável pelo sabor e maciez da carne, conhecida mundialmente por "ANGUS THE BEST BEEF".
Dica aos produtores
Antônio Chaves aconselha ao produtor que deseja iniciar a criação a procurar um técnico da Associação Brasileira de Criadores de Angus e conhecer a raça e fazendas onde criam.

Chaves destaca que o grande crescimento da raça se deve ao "casamento perfeito", que é o cruzamento de touros angus com matrizes zebuínas, na sua maioria nelore, "pois unimos a precocidade de terminação, precocidade sexual e qualidade da carne do angus com a rusticidade dos zebuínos e produzimos uma animal 1/2 muito eficiente em qualquer sistema de  produção", afirma.

Alimentação e Cuidados Específicos
Para o veterinário, a alimentação é a mesma para todos os bovinos, só que por se tratar de umanimal precoce e com potencial de ganho de peso e acabamento rápido isto só acontecerá se for colocado à disposição um pasto ou uma dieta adequada.
Já o principal cuidado veterinário que precisamos ter com os animais puros é o controle de ectoparasitas principalmente o carrapato, e possuir sombras nas pastagens

Carne
A qualidade da carne de Angus é confirmada, apropriada não só para o mercado interno, como externo, considerada por muitos como a melhor.
O Angus apresenta de 3 a 6 mm de gordura (exigências europeias) e sua carne é marmorizada (gordura entremeada na carne), o que lhe confere a já famosa maciez e sabor.
A perfeita e uniforme distribuição da gordura no tecido muscular lhe conferem um aspecto muito mais atraente e sabor singular.
Registro Genealógico
Todo o serviço de Registro Genealógico é executado pela ANC (Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares),que realiza um trabalho em parceria com a ABA. Saiba as principais regulamentações da entidade.
Angus, Animais, Rebanho, PastoNovilho, Angus, Rural Centro, ABA, RebanhoRebanho, Rebanho, Angus, Paraná


FONTE: RURAL CENTRO

Nenhum comentário: