quarta-feira, 11 de abril de 2012

Arroba deve atingir R$ 104 na entressafra 2012

Demanda interna e externa deve garantir estabilidade da cotação, apesar do alto número de animais terminados, diz Bigma
Ivan Azevedo


A arroba do boi gordo deve se manter estável em 2012, atingindo R$ 104 durante a entressafra. A estimativa é de Maurício Nogueira, da Bigma Consultoria.
Segundo ele, existe grande quantidade de animais entre 11@ e 14@ para serem terminados neste ano, o que pressiona o preço. Porém, o aumento da demanda externa e interna deve suprir a sobreoferta esperada.
Um dos fatores que confirmam essa tendência, conforme o analista, é o elevado abate de vacas, que atingiu 9,68 milhões de cabeças em 2011, aumento de 10,4% sobre o volume de fêmeas abatidas em 2010, de 8,77 milhões de animais. Em 2011, 44,6% dos animais abatidos eram fêmeas. O valor também considera novilhas.
Confira entrevista completa com o consultor da Bigma em “Ver Vídeo”
Por outro lado, existe a previsão da quantidade de carne exportada em 2012 ser 10% superior em comparação ao ano passado. Somado a isso, o consumo interno deve manter crescimento anual de 5%. “Com isso, os preços deverão permanecer estáveis até o final de 2012”, projeta Nogueira.
Porém, o consultor projeta falta de matrizes e elevação nos preços quando esses animais para terminação forem abatidos. "Estamos abatendo fêmeas como se estivéssemos no ciclo de baixa de 2006. O resultado será a falta de matrizes", preocupa-se Nogueira. Para ele, o investimento em tecnologia será o caminho para solucionar a questão.



Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: