sexta-feira, 20 de abril de 2012

Com redução na oferta, projeção é de alta de 10% nos preços dos animais


Bom momento será aproveitado como aposta de novos negócios na fronteira oeste do Estado



 Com redução na oferta, projeção é de alta de 10% nos preços dos animais Ricardo Duarte/Agencia RBS
A GAP Genética aposta em modalidade diferenciada de remateFoto: Ricardo Duarte / Agencia RBS
joice.bacelo@zerohora.com.br
A temporada será de quem se preparou para vender. Com previsão de menos animais à disposição do mercado, especialistas projetam valorização e liquidez nas feiras de outono.

Na Fronteira Oeste, o bom momento será aproveitado como aposta de novos negócios. A GAP Genética, de Uruguaiana, se uniu a 22 clientes para uma modalidade de leilão diferenciada, semelhante às vendas feitas no Uruguai.

Aos olhos do administrador da GAP, João Paulo da Silva, o Kaju, em um cenário de fartura de feiras, larga na frente quem se diferencia. No leilão programado para o final do mês, os compradores verão em telões os lotes de animais à venda.



Além de diminuir custos, o modelo garante maior bem-estar aos animais, que deixam de passar pelo estresse do carregamento.

— Apostamos na temporada, tanto que vamos colocar 1.640 animais à disposição do mercado — diz Kaju.

De acordo com Dimas Rocha, da FF Velloso & Dimas Rocha Consultoria Agropecuária, as boas vendas previstas têm relação com a lei de mercado.

Projeções apontam redução na oferta – segundo o Sindicato dos Leiloeiros Rurais do Estado (Sindiler), deve haver queda de até 25% no número de animais à venda. Consequência do La Niña, que secou pastagens e emagreceu o gado, e da migração de áreas de pecuária para o plantio da soja.

— Esses dois fatores, combinados com a retenção de matrizes, que está sendo feita pelos produtores que querem aumentar seus rebanhos, vão tirar muitos animais do mercado, a exemplo do que ocorreu no outono passado — explica Rocha.

Com a queda na oferta, os preços sobem. O presidente do Sindiler, Jarbas Knorr, projeta que a temporada de outono de terneiros deva recompensar o pecuarista com preços cerca de 10% mais altos. Com a valorização, as cotações deverão ficar entre R$ 4 e R$ 4,20 o quilo.

— A rapidez na venda e a liquidez dos leilões serão as principais características dessa temporada — estima Knorr.

ZERO HORA

Nenhum comentário: