quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mercosul declara prioridade à erradicação da febre aftosa


O Conselho Agropecuário do Sul (CAS), formado por ministros e outras autoridades do Mercosul, concluiu nesta terça-feira uma reunião na Bolívia na qual foi declarada prioritária a erradicação da febre aftosa e pedido aos países que revisem os planos de controle da doença.

 A declaração foi emitida ao final de dois dias de encontros na cidade de Santa Cruz, nos quais estiveram presentes os ministros de Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro Filho; Argentina, Norberto Yahuar, e Bolívia, Nemesia Achacollo, além de funcionários de menor nível do Chile, do Paraguai e do Uruguai.
 A febre aftosa continua contagiando o gado da região, colocando em risco planos do Mercosul para eliminá-la, segundo o documento assinado, e acrescenta que a erradicação tem 'caráter prioritário'.
 Mendes Ribeiro Filho, que transferiu a Presidência pro tempore do CAS a Yahuar, lembrou à que a aftosa causa milionárias perdas ao setor.
O Conselho concordou também em coordenar políticas para diminuir o impacto negativo da mudança climática, que causa seca, frio intenso e inundações que afetam a produção de alimentos e as fontes de receita da população.
Yahuar disse que na próxima reunião do CAS, marcada para agosto no Chile, serão discutidos temas como 'somar a capacitação técnica ao processo de produzir mais e mais alimentos em um mundo difícil'.
 Fonte: Exame. Pela Redação.

Nenhum comentário: