domingo, 22 de abril de 2012

Novo serviço da Secretaria da Agricultura possibilitará a pecuarista conferir movimentações e saldo da propriedade pela internet



O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, foi o primeiro a acessar o novo serviço / Fotógrafo: Tiago Francisco/Farsul
O vice-presidente da Farsul, Gedeão Pereira, foi o primeiro a acessar o novo serviço


Todos os pecuaristas gaúchos já podem consultar, pela internet ou via aparelho de telefone celular, movimentações e saldos de suas propriedades, o que só era possível obter com o comparecimento à Inspetoria Veterinária. A facilidade é resultante do trabalho de estruturação do Serviço de Defesa Agropecuária (SDA), por técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, um completo banco de dados que reúne informações de 300 mil propriedades e cerca de 400 mil produtores gaúchos.
Além de transformar as antigas fichas num banco de dados digitais, o sistema já vinha operando com a emissão de Guias de Trânsito Animal (GTA). O primeiro serviço disponibilizado aos produtores foi o credenciamento de técnicos habilitados pelo Ministério da Agricultura para efetuarem algumas movimentações diretamente no cadastro. A estimativa do veterinário Eduardo Vergara, um dos coordenadoresdo trabalho, é de que existam aproximadamente 150 médicos veterinários credenciados pelas empresas integradoras de aves e 60 pelas de suínos para executarem estas operações.
Com o novo módulo, já disponível a partir desta segunda-feira, o produtor, mediante uma senha, que obterá na Inspetoria Veterinária e Zootécnica, terá acesso ao cadastro completo de sua propriedade. “Poderá ficar sabendo do saldo de animais registrados, das movimentações realizadas, das vacinas informadas e das declarações encaminhadas”, explica Vergara, que compara o novo serviço a um extrato bancário, na medida em que será possível a impressão.
“Com isso, todos ganham. O produtor, que não precisará ir à IVZ para obter estas informações, disponibilizadas agora de forma instantânea, sem burocracia, e a própria secretaria e seus funcionários, que ganharão mais tempo para outras atividades inerentes ao trabalho que realizam no atendimento ao público”,destacou o médico veterinário.
Para o secretário Luiz Fernando Mainardi, este é mais um avanço, que coloca o Rio Grande do Sul num lugar de destaque na modernização da atividade agropecuária. "Este é um passo de muitos ainda que vamos dar para facilitar a vida do produtor e qualificar nossos serviços", explicou Mainardin.
Para utilizar o serviço, o produtor deverá acessar o seguinte endereço:https://secweb.procergs.com.br/sdae/soe/PRSoeLogon.jsp


Assessoria de Comunicação Social
imprensa@agricultura.rs.gov.br

FONTE :SEAPA

Nenhum comentário: