quinta-feira, 12 de abril de 2012

RS: Programa Dissemina é apresentado nas Câmaras Setoriais e Temáticas da Seapa


O Programa Estadual de Incremento da Qualidade Genética da Pecuária de Carne e Leite (Dissemina) foi apresentado aos coordenadores técnicos das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa), ontem (10), em Porto Alegre. O objetivo do Dissemina é o incremento da qualidade genética da pecuária de carne e leite em sistemas de agricultura familiar do Estado. 

O programa pretende distribuir material genético a custo zero e nitrogênio líquido a preço de custo aos agricultores, por meio de responsáveis técnicos indicados pelas prefeituras. O projeto piloto, com a adesão das primeiras 21 prefeituras (nos pólos de Bagé, Canguçu e Jaquirana), deve ser assinado nas próximas semanas na Fepagro. O Dissemina integra o "Programa Carne Gaúcha, A Melhor Carne do Mundo", do Governo do Estado. 

A apresentação contou com a participação do presidente da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), Danilo Rheinheimer dos Santos, e do coordenador do Dissemina, Mario Antonio de Oliveira. "O Dissemina é o braço técnico da Seapa e da Fepagro para atender aos pecuaristas e agricultores familiares", ressaltou Rheinheimer. A meta do programa é conseguir a adesão de 150 municípios e disponibilizar 300 mil doses de sêmen até 2014. 

Para aderir ao programa, as prefeituras devem ter um responsável técnico com formação na área de veterinária, zootecnia ou agronomia e uma equipe de inseminadores capacitados. "Vamos chegar ao produtor que ficou desassistido, que não insemina ou insemina muito pouco", explicou Oliveira. 

Na avaliação do coordenador geral das Câmaras Setoriais e Temáticas, Milton Bernardes, a apresentação foi muito bem recebida entre os integrantes da reunião, a maioria técnicos diretamente ligados à produção. "É importante que tenhamos esse olhar sobre todos os programas ligados à Seapa. Mantemos o espaço aberto para as iniciativas da Fepagro", afirmou.

Fonte: Governo do Rio Grande do Sul 

Nenhum comentário: