quarta-feira, 11 de abril de 2012

Saiba quais são os maiores importadores da carne bovina brasileira


No primeiro trimestre de 2012, os russos adquiriram cerca de 60,1 mil toneladas

 Quem opera com profissionalismo no mercado de carne bovina brasileiro sabe que as exportações já alguns anos são impactadas no volume embarcado ao exterior pela forte demanda de carne bovina doméstica, que compete diretamente com as necessidades do mercado externo. Outra situação amplamente divulgada na mídia é a questão da Rússia, que em meio a muito "teatro", tenta desenhar um cenário longe da realidade.

No início do mês segundo informações geradas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária de Abastecimento do Brasil, o Rosselkhoznadzor, serviço sanitário russo, já avisou ao governo que a quantidade de frigoríficos brasileiros habilitados a exportar carnes para o país deverá diminuir. Mas o que está acontecendo de fato com as exportações dos frigoríficos brasileiros de carne bovina in natura, industrializada e miudezas?

Como esperado, os frigoríficos que exportam carne bovina a partir do Brasil registram diminuições neste início de ano, fortalecidas principalmente pelo alto consumo interno da mercadoria e os baixos estoques bovinos.

Mas no ranking de maiores importadores de carne bovina produzida no Brasil, a Rússia, segue como principal importador individual, com recuo de 13% em suas aquisições e participação de 23,3%. Mas, importante observar que em bloco os países que compraram menos de 5% dos embarques durante o primeiro trimestre são responsáveis por 33% das compras.

Durante este primeiro trimestre de 2012, os russos adquiriram cerca de 60,1 mil toneladas, no mesmo período do ano passado a Rússia comprava um volume de 69 mil/t.

O segundo maior comprador individual foi com 55 mil/t foi Hong Kong, unidade administrativa da China, que registrou no intervalo aumento revelando uma representatividade de 21,30% nos últimos 3 meses, de um total de envios ao exterior, feitos pelas indústrias brasileiras, de 258,1 mil/t.

Egito e Venezuela aparecem na sequência, com compras de 24,4 e 20,5 mil/t, respectivamente. Volumes que seguem subindo, diante do alto consumo mundial pela mercadoria.

Chile foi o país que mais aumentou suas aquisições em 2012, apresentando um volume de 12,8 mil/t no acumulado do ano, mostrando a maior participação dos chilenos, com 5% dos destinos brasileiros.

Os demais países participaram em 33% dos envios ao exterior e juntos são os maiores compradores da carne bovina exporta pelos frigoríficos brasileiros, alcançando um volume de 85,2 mil/ton que representa um forte recuo de 30%, já que os frigoríficos brasileiros sofrem e vão continuar sofrendo com o desequilíbrio entre a oferta baixa de gado gordo e demanda de carne bovina aquecida.
Fonte: Rural Business

Nenhum comentário: