quinta-feira, 17 de maio de 2012

Associação Brasileira de Angus e Embrapa Pecuária Sul divulgam ganhadores do teste de avaliação de touros a campo




Foram nove meses de parceria com a Embrapa Pecuária Sul (Bagé – RS), até a Associação Brasileira de Angus premiar os ganhadores do II Teste de Avaliação a Campo de Touros Angus. Ao todo 19 exemplares inscritos e avaliados nas características de desempenho e performance, área de olho de lombo, espessura de gordura subcutânea e marmoreio, além de características fenótipicas como conformação frigorífica, precocidade de terminação e musculosidade.
 Segundo Paulo de Castro Marques, presidente da associação, unir mais uma vez o ‘know-how’ da Embrapa com a seleção genética Angus promovida pela associação é muito importante e com certeza agrega qualidade as ações realizadas com a raça. “Além da qualidade que as fazendas levaram este ano, do controle rigoroso da Embrapa sobre os dados avaliados, a principal importância deste teste é a divulgação da raça pelos centros de pesquisa do Brasil e a comprovação de sua adaptabilidade com eficiência de produção”.
















O grande campeão da prova de avaliação da Embrapa, classificado em primeiro lugar na categoria Elite, foi o touro com tatuagem J79, de propriedade da Agropecuária Ponderosa Ltda, Fazenda do Salso (Bagé - RS), filho de BT Right Time 24J e Azul 6697 G3 140 Stamina. “Ganhar está prova indica que nosso sistema de produção, aliado as premissas do mercado, nos mostra que estamos no caminho certo da seleção genética. O prêmio condiz com o programa de melhoramento da empresa”, disse Felipe Moura, diretor técnico da Ponderosa Angus Ranch e Scalzilli Agropastoril, lembrando que o animal iniciou a prova com 234 kg, finalizando o teste com 524 kg, alcançando um ganho de peso de aproximadamente 125% neste período se destacando também através de seus dados de carcaça e precocidade.
 Já o segundo colocado na categoria Elite, foi o touro da Cabanha dos Tapes (Tapes – RS), de João Francisco Bade Wolf, com tatuagem 1932, filho de Leachman Heavenly 8141 e 1294 dos Tapes que apresentou um bom desempenho  na avaliação da Área de Olho de Lombo (AOL) alem dos seus dados de ganho de peso
 E na terceira colocação da categoria Elite ficou o exemplar de Clóvis Teixeira Gonçalves da Silva, da Cabanha Santa Nélia (Jaguarão – RS), de tatuagem 2897, filho de Santa Joana 714 e Santa Nélia 2504, que obteve um dos melhores dados de ganho médio diário de peso da prova.
 O teste, que contou com apoio do Núcleo Bageense de Criadores de Angus, foi coordenado pelos pesquisadores da Embrapa, Fernando Cardoso e Joal Brazzale Leal. Durante a tarde de campo, ocorrida no dia 11/05 na Embrapa Pecuária Sul ( Bagé/RS) , oferecido pela entidade para a apresentação dos resultados do teste, o professor do departamento de Zootecnia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (Nespro), Dr. Júlio Barcellos, ministrou palestra sobre “Produção Intensiva de Carne Bovina com uso de Irrigação”.
 O pesquisador Marcos Yokoo explicou que os objetivos da desta prova eram de identificar animais superiores para produção em sistema de pastagem, por meio da comparação, dentro de um mesmo ambiente de criação, entre reprodutores desta raça de diferentes regiões do Sul do Brasil. “Com isto, procura-se incentivar criadores e promover os criatórios do Sul do Brasil, além de incentivar ainda mais a criação da raça Angus no Brasil”. Em seguida, o pesquisador proferiu a palestra "Melhoramento de carcaça bovina por meio do ultrassom", e explicou as vantagens da ferramenta, como sendo uma forma rápida de coleta de dados, não invasiva e sem deixar resíduos nocivos na carne dos animais avaliados. “O ultrassom é uma maneira de avaliar a qualidade da carcaça, e ajuda a melhorar as características organolépticas da carne, sem a necessidade de abate dos animais”.Para encerrar a tarde de campo , o publico presente, composto por estudantes e criadores, foi convidado a visitar os animais participantes do teste , onde  técnicos da Angus e pesquisadores da Embrapa apresentaram os resultados obtidos na prova.
 Os animais Angus que participaram da prova são de 13 propriedades de oito municípios do Rio Grande do Sul. Da cidade de Santa Vitória do Palmar as Cabanhas Santa Joana e Santa Amélia, Agropecuária Albardão e Estância Tradição. De Dom Pedrito Cabanha Acácia e Fazenda da Barragem. Do município de Bagé, Fazenda do Baú e do Salso. E, finalizando, a Agropecuária Proteção (Rio Grande), Estância Santa Eulália (Pelotas), Cabanha Santa Nélia (Jaguarão), Cabanha dos Tapes (Tapes) e Fazenda Reconquista (Alegrete). O teste conta com a parceria de CRI e Acatak e apoio da Speedrite e Tortuga.
:::: Crédito Foto: Manuela Bergamin - Embrapa
Fonte: Texto Assessoria de Comunicações (11) 2198-1860/Jornalista Responsável: Altair Albuquerque (MTb 17.291)

Nenhum comentário: