segunda-feira, 7 de maio de 2012

Debate sobre monopólio de frigoríficos já tem data definida



Chico Maia irá pessoalmente à Brasília fazer os convites
Foto: Deurico/Capital News

Depois de tantas reuniões, o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul, Chico Maia, anunciou durante a Expozebu, em Uberaba, a maior feira agropecuária do País, a data oficial do debate nacional: Debate Pecuária X Concentração de frigoríficos - que a Acrissul, junto com produtores rurais do Estado organizam para discutirem a questão do monopólio de frigoríficos em Mato Grosso do Sul, com recursos do BNDES. O debate foi definido para o dia 14 de maio, no Tatersal de elite 1 da Acrissul, às 19h30.
Nesta terça-feira, 8, Chico Maia reúne-se em Brasília com 35 deputados da Frente Parlamentar do Agronegócio, que serão oficialmente convidados a participar do debate

Os Senadores, Waldemar Moka e Delcídio do Amaral, já são nomes confirmados. Toda a bancada federal de MS foi convidada, além da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat ) e o presidente da União Democrática Ruralista, Luiz Antônio Nabhan Garcia. Do Pará vem o presidente da Associação dos Exportadores de Boi em Pé, Gil Oliveira Reis.
O movimento tem como objetivo despertar as autoridades estaduais e federais, sobre futuros recursos para ativar frigoríficos desativados em Mato Grosso do Sul e ajudar na projeção de novos frigoríficos, saindo do monopólio. As novas aquisições feitas por grandes grupos, que atacam a concorrência patrocinada por recursos públicos do BNDES, o que já vem causando desequilíbrio no mercado da pecuária, também será pauta no debate.

“Quanto mais frigoríficos, melhor para o produtor. Não somos contra esses dois grandes grupos (JBS e Marfrig) só queremos mais opções e que parem de usar o “dinheiro do produtor” para comprar os frigoríficos pequenos com a intenção de fechá-los, acabando com a concorrência”- – desabafa Chico Maia.
 

Fonte: Melice Sguissardi - Capital News (www.capitalnews.com.br) 

Nenhum comentário: