sexta-feira, 18 de maio de 2012

RS - Vacinação pode ser prorrogada


Imunização contra a febre aftosa depende da chegada de doses atrasadas 

O governo estadual voltou atrás e admitiu ontem (17) que poderá prorrogar o prazo da vacinação contra aftosa, que se encerra no dia 31. A previsão é que a totalidade das doses chegue ao Estado até a quarta-feira. O secretário adjunto de Agricultura, Cláudio Fioreze, disse que se o atraso inviabilizar a conclusão da vacinação ao término da campanha, um pedido de prorrogação, de pelo menos 10 dias, será feito ao Ministério da Agricultura.

Das 5,4 milhões de doses necessárias nesta primeira etapa, 2,5 milhões foram distribuídas - 1 milhão de estoque e 1,5 milhão de duas remessas até esta semana, números revisados pela secretaria. Segundo Fioreze, o Estado observou os prazos legais, mas a primeira colocada na licitação não entregou as 7 milhões de doses adquiridas pelo governo para a campanha 2012. O processo de compra foi aberto em 14 de fevereiro, o resultado foi publicado em 4 de abril e a empresa vencedora do certame chamada para assinar o contrato em 17 de abril. As vacinas deveriam ser entregues no dia 25 do mesmo mês. "A empresa queria nos entregar as doses com prazo de validade que vencia antes do período da segunda etapa, em novembro. Não tínhamos como efetivar a compra. Avisaram em cima da hora e, até acionar o segundo colocado, e o mesmo se preparar para entrega, leva tempo", explica Fioreze.

Um processo administrativo foi aberto para apurar as responsabilidades da empresa. A indústria poderá ser penalizada em até 10% do valor licitado - R$ 12,47 milhões - e até ser impedida de negociar com o poder público. A Fetag acompanha o caso. "Se as doses chegarem só semana que vem, vamos pedir prorrogação", avisa o assessor Airton Hochscheid.

Nenhum comentário: