quinta-feira, 3 de maio de 2012

Rússia ameaça suspender importações de carne do Brasil a partir de junho

 Relatando os resultados do encontro ocorrido no início de abril em Buenos Aires entre o Secretário de Defesa Agropecuária do Brasil, Ênio Antonio Marques Pereira, e o Diretor do Serviço Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor), Sergey Dankvert, o site oficial do órgão sanitário russo observa, entre outras considerações, que a parte brasileira concordou com as conclusões russas que levaram o órgão a cassar a licença de alguns estabelecimentos que exportavam carnes para a Rússia. Os comentários do Rosselkhoznadzor estão voltados, principalmente, para questões envolvendo as exportações de carnes bovina e citam, a propósito, que a não-solução dessas pendências pode conduzir a uma interrupção temporária das importações russas. Indo mais além, na última segunda-feira (30 de abril), o site especializado Global Meat noticiou, citando Sergey Dankvert, que a Rússia avalia a possibilidade de suspender completamente a importação de carnes do Brasil.
Citando o Rosselkhoznadzor, o Global Meat informa que em 2011 o Brasil forneceu para a Rússia 227 mil toneladas de carne bovina, 134 mil toneladas de carne suína e 70 mil toneladas de carne de frango, volumes que corresponderam a quedas de, respectivamente, 19%, 40% e 50% sobre 2010. E conclui: “Em junho próximo, o suprimento da carnes do Brasil [para a Rússia] pode cessar completamente”.
Clique aqui para acessar, em inglês, o relatório do Rosselkhoznadzor. E aquipara ler em detalhes a notícia (também em inglês) do Global Meat. 


FONTE: AVISITE

Nenhum comentário: