sexta-feira, 29 de junho de 2012

Ministério vai propor regulamentação de transporte animal

Grupo de trabalho que discute o tema ainda vai desenvolver material para qualificar envolvidos nesta etapa da produção


O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) publicou na terça, 26 de junho, aPortaria nº 575, que cria grupo de trabalho (GT) para propor a regulamentação de transporte de animais de produção por meio rodoviário. Outra finalidade é desenvolver material técnico para qualificar os atores desta etapa da cadeia produtiva. O trabalho está dentro das ações da Comissão Técnica Permanente de Bem-estar Animal do Mapa.

Os membros do GT podem convidar especialistas para auxiliar no trabalho, que tem previsão para durar dois anos. “O transporte inadequado pode causar morte, provocar hematomas, traumatismos e perda de peso que comprometem o rendimento e a qualidade da carne e do couro. É de fundamental importância que todos os envolvidos nesta etapa estejam capacitados a partir de normas claras”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Chandoha.

O grupo é formado por representantes do Departamento de Sistemas de Produção e Sustentabilidade (DEPROS) da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), que coordena o trabalho; dos departamentos de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) e de Saúde Animal (DSA) da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA); Universidade Estadual Paulista; Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) do Ministério das Cidades; Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA); e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).


Nenhum comentário: