segunda-feira, 25 de junho de 2012

Pecuarista reivindica crédito para compra de animais

Expectativa é de que a demanda seja atendida no Plano Agrícola e Pecuário
Marcela Caetano

A cadeia produtiva da pecuária de corte reforçou a demanda por uma linha de crédito para aquisição de animais que permita o aumento da lotação em áreas de pastagens recuperadas. A expectativa é de que a reivindicação seja contemplada no Plano Agrícola e Pecuário (PAP), que será anunciado na próxima quinta-feira, 28, afirmou o presidente da Comissão de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira. “Acredito que a medida será atendida, pois vem de encontro com a melhoria de pastagens”, salientou o dirigente.
A proposta foi tema da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Carne Bovina, realizada nesta segunda-feira, 25, em Brasília. O assunto foi apresentando ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, na última reunião da câmara, há três meses.
Conforme Nogueira, uma nova linha de crédito precisa ser criada para que o criados possa ter renda para arcar com os gastos com a recuperação das áreas degradadas e tenha mais animais para colocar no pasto. A ideia, segundo ele, é que o financiamento seja válido também para animais de cria e recria, além de matrizes e reprodutores, que já podem ser adquiridos por meio de linha de crédito para melhorar a genética do rebanho nacional.
Ele também salienta que, com a medida, haverá maior interesse pela recuperação de pastagens. “O Plano ABC teve um número de tomadores de crédito muito aquém do esperado. Se houver linha para aquisição de animais o acesso a este crédito do ABC será maior”, opina.
Logística
No encontro também foi criado Grupo de Trabalho para estudar as condições de transporte e bem estar animal de bovinos e bubalinos de acordo com as regras brasileiras. “A situação é muito diferente da Europa ou dos Estados Unidos, por exemplo. A diferença de infraestrutura é gritante”, afirmou, ao defender as normas devem ser adaptadas às condições de cada país.


 Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: