domingo, 29 de julho de 2012

Sistema de rastreamento animal vai garantir qualidade da carne bovina


 

Método começa com a identificação do animal assim que ele nasce, por meio de um brinco eletrônico

Para garantir a qualidade e a origem da carne que chega à mesa do consumidor, a Embrapa Pecuária Sudeste desenvolveu um sistema de rastreabilidade e identificação animal, o TAG Ativo. O método começa com a identificação do animal assim que ele nasce, por meio do brinco eletrônico fixado na orelha do bezerro. Um sinal de radiofrequência ativa o brinco, que transmite o número do animal para um leitor portátil com memória para armazenar milhares de informações.

EmbrapaEmbrapa
EmbrapaEmbrapaTAG Ativo, sistema de rastreabilidade e identificação animal. Identifica o animal assim nasce, por meio do brinco eletrônico fixado na orelha do bezerro podendo armazenar milhares de informações TAG Ativo, sistema de rastreabilidade e identificação animal. Identifica o animal assim nasce, por meio do brinco eletrônico fixado na orelha do bezerro podendo armazenar milhares de informações

O sistema de identificação e rastreabilidade funciona também no transporte dos animais. Ele pode ser lido com o caminhão em movimento, permitindo que o fiscal conheça todos os dados do transporte, como quantidade de animais, identificação de cada um, peso, idade, origem, destino, hora e data de embarque, além de informações do veículo.
O Tag Ativo é uma tecnologia patenteada para identificação e monitoramento do trânsito de animais e foi elaborado em parceria com a empresa AnimallTag. O dispositivo eletrônico substitui os documentos em papel exigidos no transporte de gado, como atestados de vacina. É um método de baixo custo, que automatiza o processo de fiscalização nos postos de controles da sanidade animal, mesmo em regiões afastadas e sem infraestrutura.
Sistema de rastreabilidade e identificação animal foi produzido pela Embrapa Pecuária Sudeste e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Veja também: Brasil desenvolve plataforma eletrônica para rastreamento de gados
FONTE: PORTAL BRASIL

Nenhum comentário: