quarta-feira, 25 de julho de 2012

Workshop promove seleção genômica


Especialistas apresentarão técnicas e resultados de pesquisas no RS


A apresentação dos resultados do trabalho de seleção genômica para resistência ao carrapato bovino será um dos destaques do Workshop Internacional para Seleção Genômica em Bovinos de Corte. O evento reunirá palestrantes de renome no segmento em 9 de agosto, na sede da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), em Porto Alegre.

O pesquisador da Embrapa Pecuária Sul, Fernando Cardoso, explica que o uso da tecnologia traz grande vantagem para a identificação de características econômicas importantes, mas difíceis de mensurar por meios clássicos.
Um exemplo é a pesquisa conduzida por ele, intitulada “Seleção genômica para resistência ao carrapato bovino - Rhipicephalus (Boophilus) microplus - nas raças Hereford e Braford”. “Temos resultados promissores e queremos divulgar a seleção genômica no Estado”, diz  o pesquisador.
Durante o evento, será lançado um sumário de touros com os 40 animais que apresentaram melhor resistência ao carrapato de um total de dois mil bovinos avaliados pelo estudo, desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul, Conexão Delta G e GenSys. “Esse é um problema recorrente no RS e um dos limitantes do cruzamento industrial pela susceptibilidade das raças taurinas.” A expectativa é de que o projeto agregue a estas informações todas as características trabalhadas em programas de melhoramento. 
Outro destaque do evento será a participação de palestrantes internacionais. O Dr. Flávio Schenkel, da Universidade de Guelph, no Canadá, participou do desenvolvimento das primeiras avaliações de bovinos na América do Norte. Já o Dr. Ignácio Aguilar, do Inia, do Uruguai, desenvolveu com pesquisadores da Universidade da Geórgia, EUA, uma nova metodologia de seleção genômica que combina dados de desempenho, pedigree e marcadores moleculares em uma única análise. O método foi utilizado pela pesquisa de Cardoso.
Outras informações podem ser obtidas no site: www.cppsul.embrapa.br
Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: