quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Carne bovina, o balizador de preços do frango



Um dos destaques, ontem, do jornal matutino da Rede Globo, o “Bom Dia Brasil”, foi a queda de preços da carne bovina em pleno período de entressafra. “Isso pode ser bom para a economia”, disse a jornalista-economista Miriam Leitão, explicando que a redução de preços da carne bovina tende a impedir a alta muito forte do frango.

Considerados os últimos dados do Procon/Dieese para o varejo paulistano, parece prematuro afirmar que está havendo queda de preços da carne bovina – aliás, algo absolutamente inusitado para esta época do ano.

É inegável, porém, que o preço da carne bovina (estável do ano passado para cá, como mostra a tabela abaixo) é um balizador de mercado e tende a limitar os avanços de preço do frango, que ainda não obtém uma remuneração capaz de cobrir os prejuízos que se acumularam a partir do início do ano – quando, por sinal, o quilograma do frango chegou a ser comercializado por um real a menos que atualmente.

Em outras palavras o setor vai ter que controlar – e muito – a produção para voltar a conquistar valores que permitam reinvestir pelo menos no que é essencial para manter-se na atividade.
Em tempo: curiosamente, quando se fala em alta de preço das carnes para o consumidor, este quase invariavelmente retruca que vai passar a comer “salchicha” (sic). No entanto, o maior aumento de preço é da salsicha, como mostram os dados do Procon/Dieese.




fonte: Avisite

Nenhum comentário: