quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Novas tecnologias garantem maior rentabilidade na hora de selecionar bovinos



Através de soluções tecnológicas lançadas nos últimos anos, os pecuaristas agora podem selecionar certos animais para garantir maior rentabilidade. Assim comunicou a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) em nota.
Com auxílio de equipamentos de monitoramento eletrônico de consumo alimentar dos bovinos, os pesquisadores conseguem identificar animais que comem menos, mas, mesmo assim, são mais produtivos.
Brasil, Canadá e Estados Unidos já utilizam o índice de consumo alimentar residual (CAR) na seleção bovina. Os resultados foram apresentados na última segunda-feira (20) durante a ExpoGenética, feira que se realiza em Uberaba (MG) até o dia domingo, 26 de agosto.
Dante Pazzanese, professor da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), mostrou o panorama da eficiência alimentar na pecuária brasileira.
O CAR é considerado um caminho importante para pecuária sustentável. Os animais classificados com CAR negativo (os mais eficientes) podem consumir 20% menos que aqueles de CAR positivo (menos eficientes).
Pazzanese alertou que algumas limitações da seleção com base nesse índice são o alto custo e os possíveis antagonismos entre seleção para consumo residual e outras características importantes. 
"Como a medição do consumo alimentar residual no pasto é mais complicada, estamos desenvolvendo uma nova metodologia para medir o CAR através da medição do batimento cardíaco e do consumo de oxigênio do animal", disse.
A tecnologia foi adotada de forma mais rápida no Brasil, destacou Alison Sunstrum, Co-CEO da GrowSafe Systems Ltda., empresa que fabrica os equipamentos eletrônicos utilizados para medir o CAR.
"Os equipamentos têm uma plataforma de aquisição de dados sofisticada capaz de adquirir, analisar, exibir e armazenar dados, além de permitir medidas contínuas a cada segundo", disse. "É totalmente automatizado e opera em qualquer ambiente".
FONTE: CARNETEC.COM.BR

Nenhum comentário: