quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sob nova lei, frigoríficos terão de informar preço de animais adquiridos para abate



A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) examina o projeto (PLC 85/2011) que obriga as empresas frigoríficas a informarem diariamente ao Ministério da Agricultura os preços pagos pelos animais adquiridos para abate, informou Agência Senado. Este projeto tem como objetivo conferir maior equilíbrio entre frigoríficos e produtores de carne bovina e suína,
As informações deverão ser fornecidas até cinco dias após o abate e serão mantidas em sigilo, embora os órgãos responsáveis pela inspeção animal possam divulgar dados agregados, desde que seja impossível identificar os informantes.
Além do preço pago pela arroba do animal vivo, os frigoríficos deverão informar o número de animais e o peso médio por lote, discriminados por sexo e idade, com distinção entre rastreados e não rastreados.
A relatora, Senadora Ana Amélia (RS), manteve substitutivo aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde o projeto também foi relatado por ela.
Para a parlamentar, a iniciativa visa dar transparências a informações indispensáveis à tomada de decisão por parte dos pecuaristas.
A nova lei, se for aprovada, oferecerá proteção comercial aos produtores que enfrentam um mercado em que a indústria frigorífica se beneficia do baixo preço pago pelos animais.
FONTE: CARNETEC.COM.BR

Nenhum comentário: