quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Encontro Nacional da Pecuária reúne lideres do setor


O Encontro Nacional da Pecuária realizado na segunda feira(10-09) na cidade de Presidente Prudente-SP reuniu varias lideranças de entidades, associações rurais e pecuaristas das principais regiões com produção agropecuária, além da presença de alguns parlamentares.

O evento foi organizado pela União Democrática Ruralista (UDR) com apoio da Frente Nacional da Pecuária de Corte, Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA, Federações e Sindicatos Rurais.

O objetivo da reunião foi discutir e apresentar soluções para o setor produtivo da pecuária, com destaque para a criação do Consebov, o conselho da bovinocultura e fundamentalmente o combate a práticas de cartel e monopólio.

Segundo esclareceu o presidente da UDR, Luiz Antonio Nabhan Garcia, uma das metas da classe produtora é criar um conselho a exemplo do Consecana que resultou em um ponto de equilíbrio entre produtor e industria, ou seja, o objetivo é buscar através do Consebov, um conselho um pouco mais amplo, onde o setor Varejista (Açougues) também participe, porém Nabhan não poupou críticas a ausência do Governo Federal nos planos e incentivos para o setor da pecuária brasileira e estabelecer um mecanismo com punições mais severas para eventuais práticas de Cartel e Concentração nas Industrias frigoríficas.

O Consebov praticamente já é uma realidade, explicou Antenor Nogueira, que preside o Fórum Nacional Permanente da Pecuária de Corte da CNA. "Já tivemos algumas reuniões com os frigoríficos, varejistas e pecuaristas, além de professores e doutores de Universidades Federais, foi dado o sinal verde e agora estamos elaborando o estatuto do Conselho da Bovinocultura".

Para o presidente da Federação da Agricultura do Mato Grosso (Famato) que é também membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, Rui Prado, a efetivação do Consebov deve trazer o equilíbrio tão esperado do setor e gerar segurança para toda cadeia produtiva da carne, e quanto as manifestações e cobranças do setor. Prado fez questão de se colocar como interlocutor e defensor do setor junto ao referido Conselho e demais Órgãos e Instituições.

Já o presidente da Frente Nacional da Pecuária (Fenapec) Francisco Maia, destacou a importância da união dos pecuaristas e que o Consebov é hoje a reivindicação mais cobrada dos produtores, porém para se ter sucesso, todos os elos envolvidos precisam abrir suas planilhas de custos e a lucratividade seja distribuída de forma homogênea para todos. Chico Maia também cobrou das Instituições competentes que seja feito um Refis dos médios e pequenos frigoríficos para que eles tenham acesso aos recursos do BNDES.

Os Deputados Federais Ronaldo Caiado (DEM-GO) e Eleuses Paiva (PSD-SP) destacaram a representatividade das entidades presentes ao encontro e ambos defenderam a criação do Consebov e fizeram questão de manifestar apoio incondicional a todas as reivindicações da classe produtora ao mesmo tempo que se colocaram a disposição no Congresso Nacional.

Estiveram também presentes no Encontro Nacional da Pecuária, a comitiva paraguaia de ruralistas representadas pela diretoria da Asociación Rural Del Paraguay com seu presidente, Dr. Germán Ruiz Azevedo, o Vice Egro. Fidel Zavala e o diretor Nevercindo Cordeiro. (Fonte: Assessoria UDR)

Nenhum comentário: