domingo, 2 de setembro de 2012

Segregação de carne bovina com aditivo deve levar mais duas semanas


A criação do sistema de segregação da produção de carne bovina que garantirá à União Europeia receber o produto segundo suas especificações estava prevista para o final deste mês, mas deve levar pelo menos mais uma semana, afirmou ao Valor o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), Fernando Sampaio. “O pessoal está trabalhando no sistema. Deve demorar mais uma ou duas semanas”, disse ele.
O sistema de segregação é uma exigência do bloco europeu para continuar importando a carne bovina produzida caso o Brasil dê início às vendas de  melhoradores de desempenho da classe dos betagonistas (cloridrato de zilpaterol e ractopamina). Proibidos na Europa, os aditivos foram liberados pelo Ministério da Agricultura no fim de junho.
Conforme já informou o Valor, o ministério fechou um acordo com as duas farmacêuticas responsáveis pelos aditivos — as americanas MSD Saúde Animal e Elanco —  para iniciarem as vendas dos dois produtos somente após a Comissão de Saúde do Consumidor da UE (DG Sanco, na sigla em inglês) receber as garantias de que o Brasil possui o “split system”.
Pelos termos do acordo, a Abiec ficou responsável pela criação do sistema de segregação, que será auditado e certificado pelo Ministério da Agricultura. Só depois desse processo é que o “split system” será enviado para apreciação das autoridades europeias. “Temos uma reunião na semana que vem para tentar finalizar o protocolo”, afirmou Sampaio.
Luiz Henrique Mendes 
FONTE: VALOR

Nenhum comentário: