quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Ministério da Agricultura muda titulares de várias secretarias

O Diário Oficial da União publicou nesta quinta, dia 11, várias nomeações e exonerações em cargos do Ministério da Agricultura, assinadas pela ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. Entre as mudanças, o secretário de Política Agrícola, Caio Rocha (PMDB-RS), assume a Secretaria de Desenvolvimento e Cooperativismo, no lugar de Erikson Camargo Chandoha, indicado pelo PMDB paranaense. Chandoha, que coordenou a participação do Ministério da Agricultura na conferência Rio+20, perde o status de secretário e passa a ser diretor de Cooperativismo e Associativismo Rural.
A mudança de cargo de Caio Rocha já havia sido anunciada pelo Ministério da Agricultura e estava prevista para ocorrer após o primeiro turno das eleições municipais. Ele vai cuidar do projeto de regionalização das políticas de apoio à agricultura, lançado pelo ministro da Agricultura Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS), além de projetos na área de sustentabilidade. Ainda como secretário de Política Agrícola, Caio Rocha participa nesta quinta da abertura oficial do plantio de arroz em Restinga Seca (RS).
O nome mais provável para ocupar a Secretaria de Política Agrícola é Glauber Silveira, produtor rural em Campo de Júlio (MT) e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil). A informação foi confirmada à Agência Estado pelo senador Blairo Maggi (PR-MT).
O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, deputado federal Homero Pereira (PSD-MT), prefere não falar em nomes e diz que Mendes Ribeiro ofereceu o cargo ao Mato Grosso "em reconhecimento à importância do Estado como maior produtor brasileiro de grãos". Homero Pereira disse à Agência Estado que na próxima semana conversará com o ministro sobre o assunto para formalizar proposta que será analisada pela bancada parlamentar de Mato Grosso, para chegar a um nome de consenso. 
Defesa
A dança das cadeiras está em compasso mais acelerado na Secretaria de Defesa Agropecuária. As mudanças que estavam nos planos do ministro Mendes Ribeiro desde a posse em agosto do ano passado agora começaram a ser colocadas em práticas. A primeira exoneração, que saiu nesta quarta, dia 10, no Diário Oficial, foi do diretor do Departamento de Inspeção de Origem Animal (Dipoa), Luiz Carlos de Oliveira.
Nesta quinta, foi exonerado o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Maçao Tadano. O cargo de diretor do Dipoa ainda continua vago, mas para o Dipov foi nomeado, nesta quinta, Ricardo da Cunha Cavalcanti Júnior, que era diretor de programa da Secretaria de Defesa Agropecuária e será substituído por José Luis Ravagnani Vargas.
O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e diretor da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Antenor Nogueira, comenta que as mudanças na Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura são positivas e diz já deveriam ter ocorrido há mais tempo. Ele afirmou que confia na competência do secretário Ênio Marques Pereira para conduzir a reestruturação e espera que algumas atribuições sejam repassadas aos serviços estaduais, que podem complementar as ações de Defesa Agropecuária nas áreas em que o governo federal carece de quadros para atender às demandas. 
FONTE: RURAL BR

Nenhum comentário: