quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Congresso debate entraves da indústria

Frigoríficos estreitam relacionamento com o pecuarista a fim de obter melhor matéria-prima
Ivan Azevedo

A escassez de animais de qualidade faz com que a indústria busque um relacionamento mais estreito com o pecuarista. Esta é uma das conclusões apresentadas por Eduardo Kristán Pedroso, gerente de Relação com o Pecuarista da JBS Friboi, nesta terça-feira, 6, durante o Congresso Nacional da Indústria da Carne. Realizado pela Informa Group, o evento ocorreu nos dias 6 e 7 de novembro, no Hotel Tryp Paulista, em São Paulo.

Com palestras sobre os principais entraves do setor, o evento também recebeu representantes do governo, como Ezequiel Liuson, do Ministério da Agricultura (Mapa), e de entidades de classe, como Fernando Sampaio, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Pedroso abordou a integração entre produtores e a indústria frigorífica e citou a disposição das empresas em relatar ao pecuarista a qualidade dos animais abatidos, para que os produtores incrementem a produção.

Para o gerente do JBS Friboi, esse processo é fundamental, já que o mercado caminha para uma estratificação, em que as melhores carcaças receberão mais e, consequentemente, as piores terão deságio. "Será que o boi bom vale pouco ou o ruim que vale muito?", questiona.

Acompanhe a entrevista com o gerente de relações com o pecuarista do JBS Friboi, Eduardo Kristán Pedroso, em Ver Vídeo.
Segundo dados do JBS Friboi, se a empresa já praticasse o pagamento por qualidade, a cada pecuarista premiado com R$ 4,00 por animal, 3,5 pecuaristas, em média, teriam de receber R$ 2,10 a menos pela arroba negociada. Conforme a companhia, 13% dos animais abatidos pela empresa no Brasil têm a carcaça classificada como desejável, 61% como tolerável e 27% como indesejável.

"A carne de países como Uruguai, Argentina, EUA, Austrália é melhor avaliada do que a brasileira pelo mundo e tem em comum a castração de 100% dos animais, enquanto o Brasil registrou 17% de cabeças castradas em agosto de 2011", justifica.
Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: