segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Brasil ‘escondeu’ casos de vaca louca, diz revista americana



A fim de evitar problemas no mercado internacional de carnes, o Brasil “escondeu” casos registrados de mal da vaca louca por dois anos, segundo uma reportagem publicada pela “Food Safety News”, dos EUA, especializada em notícias sobre segurança alimentar.
“O Brasil se tornou em 6 de dezembro o 26º país do mundo a registrar um incidente de Encefalopatia Espongiforme Bovina (BSE, na sigla inglesa), ou o sempre fatal mal da vaca louca que pode ser transmitido a humanos”, diz a reportagem. Segundo o texto, o caso ocorreu há dois anos, mas só agora foi divulgado.
“Países que registram casos de BSE muitas vezes pagam o preço de ter sua carne banida de mercados mundiais”, diz o texto, explicando o motivo da preocupação brasileira.
 
Segudo a reportagem, um diretor de comitê de saúde animal dos EUA diz que  Organização Mundial de Saúde Animal erra ao assumir que todos os países têm a estrutura adequada para investigar rapidamente dasos suspeitos de BSE, e o caso do Brasil provaria que países em desenvolvimentos não têm o mesmo controle sobre doenças assim.
 
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento anunciou que as análises realizadas por um laboratório britânico descartaram as suspeitas de que a morte de uma vaca, em 2010, no município de Sertanópolis, no Paraná, tenha sido em decorrência da doença da vaca louca. Os resultados foram comunicados à Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) e este órgão decidiu manter o Brasil como país de “risco insignificante” para o mal da vaca louca, segundo um comunicado.

FONTE: NOTICIAS.TERRA.COM.BR

Nenhum comentário: