terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Egito, terceiro mercado do Brasil, suspende compra de carne


Por AFP
Egito e Arábia Saudita, dois dos maiores mercados de carne bovina do Brasil, suspenderam suas importações do produto em razão de um caso da doença da "vaca louca" no país, informaram as autoridades brasileiras à AFP nesta segunda-feira.
Os dois países, que ocupam a terceira e a décima posição entre os principais importadores da carne bovina brasileira, notificaram sua decisão as autoridades em Brasília, revelou uma funcionária do Itamaraty, que pediu para não ser identificada.
Na semana passada, Japão, China e África do Sul já haviam adotado a mesma decisão, o que eleva a cinco o número de países que suspenderam as importações de carne bovina do Brasil, um dos principais exportadores do produto.
A suspensão das importações foi provocada pelo anúncio do governo, no dia 7 de dezembro, de um caso atípico de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), mais conhecido como doença da "vaca louca".
O caso, que segundo o governo brasileiro e as autoridades veterinárias internacionais não representa qualquer risco para a saúde humana ou a higiene animal, foi detectado em uma rês que morreu em 2010 no Paraná.
Os importadores de carne brasileira atuaram de forma preventiva, apesar dos esforços de Brasília para evitar um efeito dominó contra as exportações de carne.
As exportações de carne do Brasil somaram 1,1 milhão de toneladas entre janeiro e outubro de 2012, tendo a Rússia como primeiro mercado, seguida por Hong Kong e Egito.

Nenhum comentário: