quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Venezuela suspende novas licenças a gado vivo

Reunião na próxima semana deve definir destino de cargas em trânsito e liberação de embarques

A Venezuela suspendeu novas permissões para importação de gado em pé vindo do Brasil. A decisão foi tomada devido à pressão do setor privado local, que quer esclarecimentos sobre a a constatação da presença do agente patogênico da encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou mal da vaca louca em animal que morreu em dezembro de 2010 no Paraná.

A informação é da Associação Brasileira de Exportadores de Gado (Abeg). O Ministério da Agricultura (Mapa) afirma não ter recebido notificação oficial sobre o assunto.
"Tecnicamente essa questão (da vaca louca) está solucuionada. Contudo, há interesses internos de países que são contrários ao produto brasileiro", argumenta o presidente Abeg, Daniel Freire. A Venezuela é o principal comprador de gado vivo brasileiro e responde por 80% das compras. 
 
Ele deve participar de encontro com representantes das indústrias venezuelanas e do governo para debater a retomada das permissões e também qual será o destino das cargas que estão em trânsito. "Há 18,6 mil animais em trânsito e nunca aconteceu de retornar gado vivo para o Brasil", salienta, preocupado com a logística que tal ação demandaria.  
 
A reunião será organizada pela embaixada brasileira em Caracas e deve ocorrer na próxima semana. A expectativa inicial era de que isso acontecesse nos próximos dias, contudo Freire está na Colômbia, onde participou de reuniões nesta quarta-feira. "Aqui estão fazendo uma pressão muito forte para que a Venezuela mantenha essa barreira, pois a Colômbia é nosso principal concorrente", destaca. 


Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: