quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Novo sistema de pesagem de bovinos será implantado em 2013 em MS

Um novo sistema de pesagem de bovinos destinados ao abate será implantado em Mato Grosso do Sul em 2013


O projeto-piloto foi proposto pela Federação da Agricultura e Pecuária (Famasul) e firmado entre pecuaristas e diretores da unidade do frigorífico JBS.

Com o procedimento, os criadores esperam diminuir as alegadas diferenças no peso dos animais destinados ao abate. "A pesagem e a classificação da carcaça dos animais sempre foram objetos de contestação dos produtores. Esperamos que essa seja a primeira de uma série de iniciativas de consenso entre os elos, as quais são necessárias para o fortalecimento da cadeia da carne", afirma o presidente da Famasul, Eduardo Riedel.

O novo sistema prevê a pesagem dos animais em três momentos distintos. A primeira pesagem será feita logo após o abate; a segunda, na pré-limpeza, ou seja, após a retirada do couro e das vísceras do animal. A última pesagem será realizada após a limpeza dos animais abatidos.

O presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Rui Fachini, acredita que a iniciativa, que já vinha sendo discutida há algum tempo pelo setor, deve acabar com a insegurança que o pecuarista sente na hora de receber pelo produto que ele vende, que é o boi. "É sempre uma preocupação muito grande porque  ele vende o produto e não sabe por quanto vai receber", afirma.

O pecuarista Nedson Rodrigues cria aproximadamente seis mil animais em uma fazenda em Bandeirantes, a 66 km de Campo Grande. Ele afirma que controla rigorosamente a pesagem  do rebanho. A cada 90 dias, todos os animais passam pela balança.

"É cadastrado o número do animal e o peso dele. A cada pesagem você sabe qual é o ganho que ele será tendo em relação à última pesagem. Quando os animais embarcam para o abate, antes de entrar no caminhão, seles também são pesados para que a gente possa fazer o cálculo do rendimento da carcaça", explica.

Segundo Rodrigues, na maioria das vezes, o produtor se surpreende na hora de receber porque o cálculo do rendimento da carcaça feito por ele não bate com o cálculo feito pelo frigorífico que compra o animal. "Existe uma variação em relação ao peso do animal vivo da fazenda com o peso da carcaça que tem no frigorifico".

Segundo a Famasul, o peso da carcaça limpa registrado na indústria apresenta rendimento aproximado de 47% em relação ao peso do animal vivo registrado na propriedade. Já na conta dos pecuaristas, o rendimento da carcaça no frigorífico, em relação ao boi pesado ainda na fazenda, fica, geralmente, em torno de 53%.

O novo sistema de pesagem de bovinos será implantado apenas na unidade do JBS localizada em Campo Grande.
FONTE: AGRODEBATE

Nenhum comentário: