domingo, 17 de março de 2013

Empresa dos EUA amplia vendas de testes de composição de carnes após escândalo na Europa


Vendas de kits de teste dispararam após carne de cavalo ter sido encontrada em refeições prontas e hambúrgueres que informavam apenas a presença de carne bovina


Reprodução
Foto: Reprodução / The Guardian
Vendas de kits de teste dispararam após o escândalo na Europa
A empresa norte-americana Neogen relatou que as vendas de seus kits de teste para determinar em amostras de carne a espécie animal usada na composição dispararam com a resposta de processadores de alimentos da Europa ao escândalo da carne de cavalo.
A companhia, que produz kits de teste de segurança de alimentos para detectar bactérias, toxinas e alérgenos, bem como produtos relacionados à saúde animal, não citou números de vendas relativos ao período posterior ao escândalo. No entanto, a Neogen destacou que a identificação de espécies ajuda a garantir que medicamentos veterinários perigosos para os seres humanos não cheguem à rede de distribuição de alimentos para o consumidor.
O vice-presidente de segurança dos alimentos da Neogen, Ed Bradley, afirmou ainda que o remédio fenilbutazona, por exemplo, costuma ser usado em cavalos, mas é banido em outros animais cuja carne costuma ser usada em alimentos, porque pode causar problemas de saúde severos em humanos.
– Infelizmente, algumas pessoas sem escrúpulos têm feito com que a indústria de carne inteira tema pela integridade de seus produtos – disse Bradley.
Um escândalo de alimentos irrompeu em toda a Europa depois que carne de cavalo foi encontrada em refeições prontas e hambúrgueres que informavam apenas a presença de carne bovina. Uma investigação preliminar apontou a empresa francesa Spanghero como o principal culpado por erros de rotulagem de carnes compradas na Romênia por meio de uma complicada rede de comerciantes no Chipre e na Holanda.
Desde então, redes de supermercado de todo o continente retiraram milhares de produtos das prateleiras e submeteram alimentos a testes para detectar qualquer traço de carne equina.
FONTE: RURAL BR

Nenhum comentário: