quinta-feira, 14 de março de 2013

Grupo Marfrig demite 89 trabalhadores na unidade de São Gabriel (RS)


Por Andre Sulluchuco 
O Grupo Marfrig está dispensando trabalhadores nos últimos dias da unidade localizada em São Gabriel (RS), segundo informações de Caderno7.com.
Até esta segunda (11), 89 trabalhadores foram demitidos e o número tenderia a aumentar ainda mais. O Presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação de São Gabriel, Gaspar Neves, salientou que a situação é preocupante.
A companhia alegou falta de matéria-prima para abate para justificar as demissões, informou Gaspar. "Além disso, o que colabora também é a exportação de boi vivo, principalmente na região de Pelotas, o que torna a matéria-prima escassa. E isso é muito ruim para a região", frisou.
O Frigorífico possui atualmente 677 trabalhadores, sendo que 97 estão no INSS para perícia, por lesões decorrentes do trabalho. 
O presidente questionou a ação do Grupo Marfrig, desempregando trabalhadores mesmo recebendo incentivos dos Governos Federal e Estadual para gerar emprego.
"A empresa recebe recursos como empréstimos e benefícios do BNDES, está inscrita no Agregar Carnes RS (que deduz ICMS da empresa para investimentos) para manter os postos e demite trabalhadores, isso não podia acontecer, vamos cobrar também", disse.
"É uma preocupação nossa nos últimos anos. Só em 2011, mesmo, foram 200 demissões, e a unidade tem realizado abates muito pequenos, com pouca matéria-prima", adicionou.

FONTE: CarneTec

Nenhum comentário: