sexta-feira, 15 de março de 2013

Sr. “Programa Fantástico”, que tal agora mostrar o lado bom da moeda? veja aqui um exemplo carne bovina



Por  em 15 de março de 2013
0
Senhor “Programa Fantástico da Rede Globo”, olá.
Sou Marcelo Whately, zootecnista, consumidor e defensor da carne bovina.
No seu último programa (10/mar/13) vimos uma matéria sobre as condições ilegais de abate e comercialização de carne bovina. Isto realmente faz parte de nossa realidade, não negamos que há falta de estrutura e capacitação de muitos abatedouros municipais e estaduais, sem contar os ilegais.
Portanto, acredito que seria interessante mostrar também em rede nacional as condições Legais de abate e comercialização da carne bovina. Afinal, reprsentam 70% da carne consumida no país, não é isso? Uma reportagem como a do último domingo pode influenciar à conclusão generalizada dos telespectadores,  passando a acreditar que 100% da carne bovina é originada naquelas condições.
O que não é a verdade, a realidade é outra. Existem sim pessoas trabalhando para acabar com condições ilegais de abate e comercialização.
Além disso, o tema apresentado deixa a oportunidade para mostrarmos ao consumidor o que há de bom sobre carne bovina. Acredito que matérias como esta são necessárias, pois incomodam e acabam incentivando as pessoas que fazem do jeito certo a saírem da zona de conforto e mostrar o que fazem!
Para isto, deixo aqui um exemplo: a FrigoCentral de São Paulo, capital. Empresa familiar há 25 anos, conduzida pelo proprietário e seu genro atualmente. O sogro do proprietário também era açougueiro em Portugal, portanto a cultura interna segue seu caminho.
A empresa distribui em torno de 65 toneladas de carne bovina por semana no atacado (restaurantes e empresas), no varejo e para cursos de gastronomia. Eles têm 12 lojas na cidade sob fiscalização da Vigilância Sanitária e também têm o SISP, a autorização estadual para manipulação, industrialização e comercialização de produtos de origem animal da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.
Toda a carne vendida pelo FrigoCentral é comprada de frigoríficos com S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal), aptos para exportação. As carcaças (animal já abatido) são recebidas três vezes pro semana, avaliadas, pesadas, desossadas, porcionadas, embaladas, rotuladas, maturadas e distribuídas. Todo o armazenamento é feito em câmaras frias, monitoradas e em ótimo estado de funcionamento.
Portanto Sr. ”Programa Fantástico”, deixo aqui esta mensagem para você. Um exemplo entre centenas de fornecedores Legais de carne bovina. Pode conferir, visite açougues autorizados e fiscalizados, frigoríficos com SIF e consumidores satisfeitos!
Seguimos juntos nesta luta em busca da segurança alimentar e qualidade do alimento.
Um abraço,
Marcelo Whately.
PS: seguem algumas fotos do FrigoCentral.
IMG_4987
IMG_4961(Leandro, o genro, e eu)

IMG_4925
IMG_4973IMG_4972
IMG_4980IMG_4979
IMG_4963IMG_4985
IMG_4957IMG_4954IMG_4951IMG_4950IMG_4926


IMG_4977IMG_4974
 FONTE: BEEFPOINT

Nenhum comentário: