terça-feira, 26 de março de 2013

Supermercados assinam termo para evitar compra de carne bovina ilegal

Subprocuradores da República e Associação de Supermercados assinaram. 
Carne de áreas desmatadas na Amazônia não deve ser comprada. 



Crédito: Amanda Lima/ G1Subprocuradores e Abras assinam termo de compromisso por pecuária sustentável
Subprocuradores da República e a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) assinaram na manhã desta segunda-feira (25) um termo de cooperação técnica para evitar que os supermecados brasileiros comprem carne bovina proveniente de áreas desmatadas na Amazônia ou onde tenham sido constatadas outras irregularidades ambientais e sociais, como invasão de terras públicas e trabalho escravo.
A Abras, composta por 27 filiadas, terá a partir de agora papel de orientar, fiscalizar e propor medidas educativas aos supermercados e outros estabelecimentos do mercado de carnes que estão sob o seu comando.
De acordo com o presidente da associação, Fernando Teruó Yamada, a assinatura do texto é um marco na luta contra o comércio e abate ilegal de carnes no setor.
“Queremos segurança alimentar e também acabar com o abate clandestino e a mão de obra ilegal então isso é um trabalho não só na carne, mas como todos os produtos que a Abras comandam isso para nós passa a ser um programa a partir de hoje e a mobilização já começou,” disse o presidente.
Agora, o supermercadista deverá exigir do seu fornecedor um produto legal e de qualidade.O termo também tem o objetico de prevenir o abate em locais de proteção ambiental e em regiões ocupadas por comunidades indígenas ou quilombolas. O texto ainda objetiva acabar com a mão de obra ilegal, incluindo o trabalho escravo infantil.
Para o subprocurador do Ministério Público Federal no Pará, Daniel Cesar Aseredo, o abate ilegal é uma prática que “preocupa”, principalmente quando se refere às áreas desmatadas como a região da Amazônia. De acordo com Aseredo, o MPF pretende fazer parcerias com outros ministérios e com os MPs estaduais para eliminar essa prática.
Até 2012, o Pará era considerado maior consumidor de carne bovina a partir do desmatamento na Amazônia.
FONTE: EXPRESSO MT

Nenhum comentário: