terça-feira, 5 de março de 2013

Tendências no setor de carnes, segundo Meat Conference 2013


Muitos dos produtos apresentados na recepção de degustação da Conferência Anual de Carnes exemplificaram as principais tendências na categoria de carnes. Os palestrantes mencionaram que os consumidores estão buscando produtos de alta qualidade e acessíveis.
Os rótulos desses produtos de carne de vitelo moída e carne de cordeiro moída têm apelo aos consumidores que buscam alta qualidade.
carne moida de vitelo e cordeiro
Vários palestrantes pediram que a indústria de carnes contassem sua história e que não tivessem medo dos assuntos difíceis. Como a carne de vitelo pode ser um tema delicado, surpreendeu o fato de que esse rótulo chama atenção dos consumidores pois afirma que os animais nunca foram amarrados, foram criados em grupo e nunca receberam hormônios de crescimento.
Outro ponto discutido foram os produtos livres de antibióticos e hormônios, que estão ganhando espaço. Um porta-voz de Perdue disse que os produtos livres de antibióticos representam 8% das vendas totais de frango da companhia e que a categoria continua crescendo.
Outra tendência é a dos lanches (ou snacks), que são uma oportunidade para produtos novos e menores com carne. Alguns fornecedores mostraram produtos em porções menores, mas parece haver muito espaço para mais inovação usando proteína. Harvey Hartman, do Hartman Group, apontou que alguns compradores tendem a fazer mais “montagens” de refeições do que cozinhar as refeições.
snacks
De acordo com Hartman, existem três níveis de qualidade com alimentos: instrumental, de saborear e de inspiração. A instrumental é  a maior, é realmente sobre abastecimento, é tudo sobre o legado de marcas. São todas essas marcas que continuam em curso, têm grandes volumes, mas estão relativamente planas. O sabor tem a ver com alimento de verdade, que é o que os consumidores estão buscando, pois procuram por qualidade maior.
59% das refeições caem na categoria instrumental, 41% na de saborear e menos de 1% na de inspiração, porém, os compradores gostariam de ter mais experiências de saborear. Eles desejam consumir 40% de refeições instrumentais e 60% de refeições para saborear.
Hartman disse também que a categoria de carnes tem a oportunidade de aproveitar as muitas ocasiões de refeições fragmentadas com porções menores, mais variedade de snacks de carne e rótulos privados no departamento de carnes. A crescente popularidade dos produtos de carne sem hormônios de crescimento, sem antibióticos, sem esteroides, sem nitratos e sem aditivos mostra que os consumidores estão buscando transparência e querem ouvir a história do produtos de carne, disse Hartman.
Como muitos compradores veem o departamento de carnes como a base de sua loja, Hartman disse que esse se torna mais do que apenas um local físico da loja, com uma equipe de especialistas em carne e mais oportunidades para o consumidor participar da categoria.
A reportagem é do Supermarketnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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