quinta-feira, 30 de maio de 2013

Ministro da Agricultura comemora desempenho do agronegócio no PIB dos três primeiros meses do ano

Produto Interno Bruto agropecuário cresceu 17% na comparação com o mesmo período do ano passado

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, divulgou nota sobre o bom desempenho do PIB Agropecuário, que cresceu 17% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado e 9,7% ante o último trimestre de 2012.
– O resultado do PIB agropecuário no primeiro trimestre deste ano, impulsionado principalmente pelo desempenho da soja e do milho, é reflexo da resposta imediata do setor às políticas implementadas pelo governo federal.
Na nota, Andrade declarou que a cada ano-safra os produtores têm acesso facilitado ao crédito, com taxas de juros reduzidas e especial atenção para investimentos em novas tecnologias no campo.
– Graças à elevação desses investimentos, o País tem conseguido alcançar ganhos de produtividade, sem ampliação da área plantada nos mesmos patamares, que permitem tanto abastecer o mercado interno quanto exportar o excedente, gerando recordes de superávit na balança comercial do setor.
Para o ministro, o Plano Safra 2013/2014, que será lançado na próxima terça, 4, pela presidente Dilma Rousseff, além do crédito subsidiado e apoio a investimentos em tecnologia o governo dará ênfase à questão da armazenagem. Ele destaca que a intenção é garantir a formação de estoque regulador. A meta é ampliar a capacidade estática da rede armazenadora, das atuais 144 milhões de toneladas até igualar o volume produzido de grãos.
– Nossa expectativa é de que essa equidade entre produção e capacidade de armazenagem seja atingida num prazo de cinco anos.
Para o presidente executivo da União Brasileira de Avicultura, Francisco Turra, o resultado do PIB Agropecuário mostra que a vocação do Brasil é produzir alimentos.
– A presidente Dilma Rousseff teve a confirmação da importância do setor e o quanto o governo precisa dar mais atenção e que precisa de mais incentivos.
Segundo ele, o segmento da avicultura tem ajudado as exportações do agronegócio e continuará a colocar o País na posição de maior exportador mundial da proteína. No acumulado do ano até abril, em receita cambial, houve elevação de 26,5% ante mesmo período de 2012, com total de US$ 2,701 bilhões.
O executivo disse que crescimento total do PIB (+0,6%) é preocupante, já que afeta negativamente o consumo interno. Turra ainda informou que na conversa que teve com o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Neri Geller, foi informado de que o setor de aves será contemplado dentro do Plano Safra 2013/14.
– Ainda não sabemos quanto, mas esperamos um montante de cerca de R$ 500 milhões, que utilizaremos para a modernização dos aviários.
O presidente da Ubabef também adiantou que a entidade foi convidada para integrar a missão do Ministério do Desenvolvimento à Nigéria, em meados de junho.
– É um mercado que pode ser muito relevante para a carne de frango brasileira. O país possui uma população de 160 milhões de habitantes, muito necessitados de proteína. 
  
Agência Estado

Nenhum comentário: