terça-feira, 21 de maio de 2013

Rússia suspende dois frigoríficos brasileiros


Análises indicaram presença da bactéria Listeria em carne bovina e de frango

O Serviço Veterinário da Rússia impôs restrições temporárias às importações de carne bovina de aves de dois frigoríficos brasileiros. Análise laboratorial indicou a presença da bactéria Listeria em carne bovina congelada produzida pelo Minerva, de Palmeiras de Goiás, Goiás e do Marfrig, em Mineiros, Goiás.
A bactéria também foi identificada em  carne de frango da unidade da Seara Alimentos de Itapiranga, Santa Catarina, que passará por monitoramento laboratorial avançado. A decisão foi tomada devido a repetidas “não-conformidades” identificadas nas plantas citadas.
Segundo o Ministério da Agricultura, no primeiro quadrimestre deste ano a Rússia respondeu por 22,7% das exportações brasileiras de carne bovina, perdendo apenas para Hong Kong, que respondeu por 25,1%. No acumulado deste ano as exportações cresceram 14,5% em volume (para 101,8 mil toneladas) e 3,4% em valor (para US$ 408,1 milhões).

As exportações de carne de frangos não são menos expressivas para a Rússia, que está fora da lista dos dez maiores importadores do produto brasileiro.

Fonte: Portal DBO com agências

Nenhum comentário: