segunda-feira, 10 de junho de 2013

Com vazio de oferta, carne bovina atingirá preços recordes


 
foto
Foto: Valdenir Rezende / Correio do Estado
Com aumento dos custos de produção, confinadores estão mais cautelosos
Com demanda crescente e redução de estoque, o mercado pecuário tende a entrar no próximo mês em um vácuo na oferta de boi gordo. O resultado será a disparada de preços da carne bovina. O cenário se relaciona ao avanço das exportações e do volume de abates, à quantidade reduzida de gado confinado e, por outro lado, à procura internacional intensificada pela desvalorização do real frente ao dólar.
A quantidade de gado no mercado vem caindo com o aumento dos abates de matrizes e com elevação da demanda. De acordo a Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul), o Estado exportou, no primeiro quadrimestre deste ano, 39,3 mil toneladas de carne bovina, resultando em receita de US$ 188 milhões. Em relação ao mesmo intervalo do ano passado, as altas foram, respectivamente, de 28% e 20,4%. No período, a quantidade de animais abatidos cresceu 16%.
O comportamento do mercado nos primeiros meses do ano intensificou a redução da oferta de gado. Isso ocorre em um cenário de projeção de maior procura. “A valorização do dólar torna o preço da carne brasileira vantajoso aos compradores internacionais. O dólar aumenta e a carne do Brasil fica mais barata”, explica o analista da Rural Business, Júlio Brissac. Além disso, a demanda interna também será aquecida. “As festas do meio do ano e a Copa das Confederações ajudam a elevar o consumo de carne”, acrescenta.
FONTE: Correio do Estado

Nenhum comentário: