domingo, 23 de junho de 2013

Vaivém das commodities

mauro.zafalon@uol.com.br 
Apesar da compra menor da Venezuela, Brasil exporta mais gado vivo no anoAs exportações brasileiras de gado em pé voltaram a crescer. De janeiro a maio, somaram 233 mil cabeças, 13% mais do que em igual período do ano anterior.
Essa alta ocorre mesmo com a retração nas compras da Venezuela, principal importador de gado vivo do Brasil nos últimos anos.
Os venezuelanos, que chegaram a importar 220 mil cabeças de janeiro a maio de 2010, reduziram as compras para 160 mil animais no mesmo período deste ano.
Esse número de animais importados neste ano pelo país vizinho representa queda de 4% em relação aos primeiros cinco meses de 2012.
O Brasil perde espaço na Venezuela, mas ganha novos mercados, como os da Jordânia, da Angola, do Congo, do Suriname e do Paraguai.
Em vários desses mercados, no entanto, as exportações se limitaram a gado reprodutor, com valor mais elevado do que os de corte.
Para melhorar o rebanho, a Venezuela importou 15,4 mil animais de reprodução neste ano, 73% mais do que em igual período de 2012.
O Líbano, segundo principal mercado para os animais vivos brasileiros, fez a diferença nessa alta nas exportações brasileiras neste ano.
Os libaneses importaram 41 mil animais vivos até maio, 157% mais do que em igual período de 2012.
O aumento das vendas de animais vivos trouxe também mais divisas para o país. Até maio, as receitas somaram US$ 261 milhões, 7% mais do que no ano passado, conforme dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).
A líder Venezuela deixou US$ 192 milhões no mercado brasileiro neste ano, 6% menos do que em igual período do ano passado.
Fonte: Senado na Midia

Nenhum comentário: