quarta-feira, 24 de julho de 2013

Fiscais agropecuários envia mensagem pública ao governador do RS


A Associação dos Fiscais Estaduais Agropecuários do Rio Grande do Sul, AFAGRO, publicou nota pedindo ao governador Tarso Genro mais atenção ao trabalho dos servidores. A categoria pede, há mais de um ano, a realização de concurso público para a função de Fiscal Estadual Agropecuário devido ao acúmulo de trabalho e à falta de profissionais, como foi apurado pela Secretaria da Agricultura em levantamento recente.

Segundo dados da própria Seapa, faltam 277 fiscais agropecuários para que o trabalho seja realizado com segurança. Quando não há profissional para fiscalizar abatedouros, linhas de produção, quantidade e rastreabilidade dos agrotóxicos utilizados nas plantações, a qualidade do alimento que chega à mesa do gaúcho pode ficar comprometida, a exemplo do escândalo do leite ocorrido há pouco no Estado.

A necessidade de mais fiscais é apontada por diversas lideranças do agronegócio, que precisam da figura deste servidor para garantir a produção  com qualidade e sanidade. Abaixo, a íntegra do texto publicado:

Senhor Governador,

A Associação dos Fiscais Agropecuários do Rio Grande do Sul - AFAGRO vem a público solicitar a revisão no número de vagas no concurso público para Fiscal Estadual Agropecuário. Levantamento realizado pela própria Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (SEAPA) aponta carência de 277 profissionais - sendo 217 médicos veterinários e 60 engenheiros agrônomos. E o concurso anunciado pelo governo, que ainda não teve edital publicado, prevê apenas 120 vagas.

Temos certeza de que a contratação de Fiscais Agropecuários é um investimento imprescindível  para a sustentabilidade da economia do nosso Estado. A falta destes profissionais pode provocar problemas em diversas áreas. Afinal é o fiscal estadual agropecuário quem vistoria a qualidade e sanidade da carne, do leite e de outros produtos de origem animal com inspeção estadual. Também é responsável pela defesa sanitária e atua nas propriedades para a verificação da existência de pragas e doenças, além do comércio e uso de agrotóxicos. Em resumo, é o Fiscal Estadual Agropecuário que ajuda a garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor gaúcho.

No momento em que o superávit da balança comercial gaúcha se deve à agropecuária, economizar na contratação de Fiscais Agropecuários é um péssimo negócio. A decisão é sua.

Fiscais Estaduais Agropecuários - garantindo saúde no campo e a qualidade dos alimentos.

fonte: Agrolink com informações de assessoria

Nenhum comentário: