domingo, 7 de julho de 2013

Marfrig Group amplia bonificações de animais Hereford e Braford nas regiões Sul e Centro-Oeste

O Marfrig Group e a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) lançaram as novas tabelas de bonificação para produtores do Programa Carne Certificada Pampa nas regiões Sul e Central do Brasil.


Entre as novidades para o Rio Grande do Sul, destaca-se a inclusão de fêmeas seis e oito dentes no programa, quando, a partir de segunda-feira, esses animais poderão atingir até 2% acima do preço de machos (boi). Machos de seis e oito dentes também receberão bonificação até 4%. Animais jovens (até quatro dentes) poderão receber até 10% de bonificação acima do preço de mercado, sendo que fêmeas também serão referenciadas com preços de animais machos.
A fim de suprir a demanda de mercado para produtos com qualidade superior, foi lançada a nova tabela de bonificação para produtores para a região central do Brasil. Em vigor desde 1–º julho de 2013, a tabela prevê uma bonificação que pode chegar até 10% sobre o preço de balcão para machos com gordura uniforme e até 8% acima do preço de boi para fêmea para animais enquadrados no programa. As tabelas também valorizam os animais de gordura mediana (3 mm) característica de animais terminados a pasto. Para receber os benefícios do programa nessas regiões o produtor deve entrar em contato com a ABHB para obter maiores esclarecimentos de como proceder para abater seus animais.
Ainda com o propósito de incentivar os produtores de Hereford e Braford e aumentar a oferta de matéria-prima no Brasil central, o Marfrig está lançando o novo programa de fomento para as raças para a temporada de reprodução, que inicia na primavera de 2013, a exemplo de outras iniciativas semelhantes na empresa, o fomento apoiará criadores para utilização de técnicas de inseminação artificial com sêmen de reprodutores Hereford e Braford, adquiridos em centrais de inseminação credenciadas no Mapa.
“Queremos incentivar a produção de carne de qualidade para ampliar cada vez mais o fornecimento de carcaças padronizadas e peças de alto valor agregado, fazendo com que a rentabilidade do pecuarista aumente e que o consumidor perceba esse valor”, comenta James Cruden, CEO do Marfrig Beef.
Para o presidente da ABHB, Fernando Lopa, essa é um grande conquista para o programa e uma vitória para a cadeia produtiva da carne, uma vez que as novas tabelas abrem um espaço para um número maior de criadores e incentiva o uso da genética HB, bonificando todas as faixas de idade de animais.
“Teremos um número maior de animais certificados aptos a ganhar o selo Hereford e mais produtores produzindo animais para o programa de certificação pelo incentivo, através da bonificação de animais de seis a oito dentes e o programa de fomento, que está sendo dado pelo Marfrig. Esse é mais um grande passo dado pelo Programa Carne Certificada Pampa, que, com pioneirismo, lançou a certificação de carcaças em nível industrial no Brasil”, comenta Lopa. O dirigente ainda aponta como vantagens da utilização de genética HB a docilidade, o consumo menor e a produção de carcaças pesadas terminadas no mesmo tempo que outros cruzamentos com raças britânicas e compostas, o que agrega mais rentabilidade para o produtor.
Durante a última Feicorte (SP) a ABHB lançou o novo selo de Carne Certificada Hereford, que integra o Programa Carne Certificada Pampa, e será encontrado nas marcas de carne para atestar a origem dos animais e o sabor e maciez característicos de animais da raça Hereford.
O novo selo traz a renovação do programa de carne de qualidade mais antigo em funcionamento no país, em um momento de expansão, que registrou crescimento de 48% em 2012, em relação a 2011, ao atingir 56 mil animais certificados e com as novas bonificações e fomento a entidade pretende expandir definitivamente os abates, antes muito centralizados no Rio Grande do Sul, para o Mato Grosso do Sul e em São Paulo e, até o final do ano, a intenção é expandir para o Mato Grosso e Goiás, de forma a atingir 100 mil animais certificados por ano a partir de 2013.
“O Hereford é conhecido mundialmente por produzir uma carne extremamente saborosa, fato que comprovamos no Rio Grande do Sul, pois quando o Restaurante Vermelho Grill passou a usar exclusivamente Carne Certificada Hereford ganhou o prêmio dado pela revista Veja, de melhor churrascaria de Porto Alegre. O novo selo vai ajudar o consumidor a identificar as marcas que possuem essa característica”, comemora Lopa.
Além da expansão dos abates, a Carne Certificada Hereford registra aumento no consumo, como exemplo a entidade cita a cidade de São Paulo, que, em 2012, tinha apenas dois pontos de venda e, em 2013, já conta com 15. A carne certificada pode ser encontrada sob diversas marcas nas principais redes de varejo do Rio Grande do Sul.
 fonte: MinuanoOnline

Nenhum comentário: