segunda-feira, 15 de julho de 2013

Mercado projeta segundo semestre positivo

Gerentes estimam crescimento do preço da arroba, da quantidade de animais confinados e de toneladas exportadas

 A demanda aquecida deve manter a cotação da arroba em alta e é motivo de previsões otimistas para o segundo semestre. Victor Walzberg, gerente de marketing da Agroceres, estima que a arroba do boi gordo deve atingir R$ 115 em novembro, em São Paulo.
"A gente vem acompanhando que a oferta nunca chegou a ser grande que permitisse a queda da arroba. Mais do que isso, chegamos em maio, mês que tradicionalmente o produtor vende o boi que está em seu peso máximo e mesmo nesta época teve um pequeno declínio e imediatamente o preço voltou ao normal. A demanda está superando a oferta com tranquilidade" 
Walzberg considera que a pecuária nacional passa por uma transformação, com redução da idade média dos animais abatidos, o que credencia o País à atender o mercado externo, carente por problemas pontuais nos principais concorrentes, como Argentina, EUA e Austrália.
Acompanhe entrevista com Walzberg:
Já José Leonardo Ribeiro, gerente de ruminantes do Grupo Guabi, prevê elevação no confinamento para 2013, e mantém a projeção a longo prazo. Segundo Ribeiro, com a elevação de produtividade da pecuária, o confinamento será cada vez mais utilizado como ferramenta de manejo estratégico de pastagem.
"Nossa expectativa é de crescimento porque a previsão do crescimento da arroba é bastante otimista. Aqueles pecuaristas que conseguiram realizar a compra dos ingredientes em um momento em que o preço estava inferior ao de 2012 farão uma dieta mais eficiente e mais barata, o que vai se traduzir em uma maior lucratividade, uma vez que arroba mais alta e dieta mais barata anima os produtores a confinar"
Acompanhe entrevista com Ribeiro:


Fonte: Portal DBO

Nenhum comentário: