quarta-feira, 10 de julho de 2013

Pecuária perderá 15 milhões de hectares para lavouras no Brasil em 20 anos

Projeção para os próximos 20 anos exigirá maior eficiência na produção de gado de corte

Pecuária perderá 15 milhões de hectares para lavouras no país em 20 anos Camila Telles/Especial

Gisele Loeblein
gisele.loeblein@zerohora.com.br
Tornar a pecuária de corte mais eficiente é o grande desafio dos produtores gaúchos diante do avanço de grãos, em especial da soja, para novas áreas, como a Metade Sul do Estado. Nos próximos 20 anos, a previsão é de que a pecuária perca aproximadamente 15 milhões de hectares no país para a produção de grãos.

O assunto é tema do 46ª Etapa do Fórum Permanente do Agronegócio, realizado nesta sexta-feira em Lagoa Vermelha, nos Campos de Cima da Serra, pela Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul). Entre as necessidades, a de melhorar o índice de terneiros desmamados — atualmente, a proporção é de 56 para cada cem vacas, quando o ideal seria cerca de 80.

— A soja está avançando no Estado e a pecuária ou mostra a sua eficiência, ou perde espaço — afirma o professor do departamento de Zootecnia da UFRGS, José Fernando Piva Lobato.

Mas a pecuária pode se beneficiar desse movimento, com a utilização das áreas de lavoura de verão para a produção de pastagens de inverno e de início de primavera. A integração de lavoura com pecuária já vem produzindo resultados positivos em propriedades gaúchas.

— Culpar a lavoura não é a maneira mais correta de responder à pergunta "de onde virão os terneiros — diz o veterinário Silvio Menegassi, consultor do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), em uma referência ao tema do debate.

fonte: ZERO HORA

Nenhum comentário: