quinta-feira, 4 de julho de 2013

Seminário O Pampa e O Gado inicia hoje em Lavras do Sul

por Marcelo Pimenta e Silva

Desde o ano de 2009, o Sindicato Rural de Lavras do Sul promove, anualmente, o seminário técnico O Pampa e O Gado. O evento nasceu com o objetivo de valorizar a pecuária sustentável, o ambiente natural do pampa, sua biodiversidade e, sobretudo, os bons resultados econômicos alcançados com a atividade.
A cada ano, O Pampa e O Gado mobiliza mais produtores e, segundo o Sindicato Rural de Lavras do Sul, o evento tem obtido ganhos visíveis. Antes ligado à Expolavras, o sindicato resolveu, no ano passado, conceder-lhe um cunho regional em que todas as questões relacionadas ao pampa gaúcho e à pecuária do Estado possam ser debatidas. Dessa forma, o evento, conforme a entidade, serve para incentivar ações como o programa Rede de Referência, o trabalho da Cites foi incrementado, núcleos de produtores de terneiros estão crescendo, a atividade da IG Carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional foi retomada, os programas de carne de qualidade e selos raciais foram ampliados e o espaço para a assistência técnica especializada também vem crescendo.

Crescimento 
Em 2011, o evento se somou ao V Encuentro de Ganaderos de Pastizales, promovido pela Alianza del Pastizal, com o apoio da BirdLife Internacional e várias outras entidades representativas dos países integrantes do Bioma Pampa.
Já em 2012, com a participação de mais de 300 produtores, técnicos e estudantes, o IV Seminário O Pampa e O Gado contou com diversas entidades parceiras do setor agropecuário. De acordo com a diretoria do Sindicato Rural, o evento teve êxito em que as plenárias contaram com grande interação dos participantes com os palestrantes, possibilitando a criação de um documento conclusivo do encontro. Além disso, houve um Dia de Campo na Fazenda Sossego.  
Nesta edição, o 5º Seminário O Pampa e O Gado trará, nos seus dois dias, 4 e 5 de julho, palestras técnicas que abordarão principalmente as dificuldades que os produtores gaúchos encontram com a infestação do capim-annoni. A invasora, que é originária do continente africano, foi introduzida no Estado a partir da década de 50 e, se no início, era vista como uma forrageira com potencial, hoje traz diversos prejuízos aos produtores rurais. Para debater o tema, o seminário contará com representantes de instituições como Fepagro, Ufrgs, Unipampa, Embrapa Pecuária Sul, Sebrae e Epagri (Lages/SC).

Debate sobre capim-annoni
No encontro haverá demonstração aos produtores do aplicador de herbicida seletivo Campo Limpo. A máquina é uma das inovações tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa Pecuária Sul para o controle da invasora. O pesquisador da unidade de Bagé, Naylor Pérez, participará do seminário e haverá demonstrações da máquina para os produtores.
O Seminário O Pampa e O Gado também terá atividade prática com uma tarde de campo no dia 4. O evento contará com a presença da Câmara Setorial da Carne do Rio Grande do Sul, com a realização de uma audiência pública, na tarde do dia 5. Há possibilidade, também, da presença do governador Tarso Genro durante o evento. 
Segundo um dos coordenadores do evento, Fernando Adauto Loureiro de Souza, O Pampa e O Gado é uma promoção que, inicialmente, buscou multiplicar a tecnologia, mas, em 2011, com a participação da Alianza del Pastizal, a conservação do pampas nativos, estimulando a agropecuária de corte, também passou a fazer parte do objetivo. ”Começamos a dar um rumo mais abrangente, discutindo aspectos técnicos, políticos e econômicos do Pampa”, diz ele.
A Alianza del Pastizal irá selecionar e contemplar três projetos relacionados à conservação do Bioma Pampa, no valor de R$ 10 mil cada.

Programação
4 de julho
8h – Inscrições
8h30min – Abertura
9h – Painel Capim-Annoni: situação atual, legislação, pesquisas e perspectivas
Moderador: José Carlos Paiva Severo (Sindicato Rural de Lavras do Sul)
Painelistas:
- Histórico de introdução: ações de pesquisa desenvolvidas antes da formação da rede de pesquisa em capim-annoni. Legislação – Zélia Castilhos (Fepagro); 
- Controle químico do capim-annoni: resultados e perspectivas futuras – Aldo Merotto (Ufrgs); 
- Impacto de distintos níveis de invasão de capim-annoni sobre a ingestão de forragem pelos animais – Carolina Bremm (Fepagro);
- Resultados e ações futuras da Rede de Pesquisa em capim-annoni – Naylor Perez (Embrapa).

Durante todo o dia haverá atendimento técnico da Embrapa Pecuária Sul no Parque, para esclarecer o funcionamento da máquina Campo Limpo aos interessados.

12h – Almoço
13h30min – Tarde de campo O Pampa e O Gado
Propriedades:
- Invernada das Lajes (Telmo Ferreira);
- São Jorge das Cordilheiras (Jorge Henrique Souza e Filhos).

5 de julho
8h – Painel Transferência de Tecnologia: exemplos de sucesso
Moderador: Acélio Fontoura (Unipampa)

Painelistas:
- A experiência do Instituto Plan Agropecuário do Uruguai na temática do Campo Natural: estratégias utilizadas de extensão e capacitação e contribuições nas políticas públicas – Marcelo Pereira Machín (Instituto Plan Agropecuário); 
- Juntos para Competir e Redes de Referência - Ângelo Aguinaga (Sebrae-RS);
- PISA: Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários - Davi Teixeira (SIA);
- Projeto Redes de Referência para pecuária conservacionista em SC – Cassiano Eduardo Pinto (Epagri – Lajes/SC).

Homenagem do Sindicato Rural à personalidade destaque do Pampa Gaúcho.
Entrega do Prêmio Produtor Conservacionista da Alianza del Pastizal a três produtores. 

12h – Almoço 
13h30min – Incentivos de Conservación de Pastizales Naturales: avances y perspectivas - Anibal Parera (coordenador Projeto BID/BPR);
14h15min – Relatoria e encaminhamentos - Carlos Nabinger (Ufrgs);
14h45min – Pronunciamento de autoridades;
15h30min – Audiência Pública com a Câmara Setorial da Cadeia da Carne Bovina.

fonte: Folha do Sul

Nenhum comentário: