quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Exportação de carne do Paraguai dispara


As exportações de carne bovina do Paraguai aumentaram 50% no primeiro semestre, impulsionadas pela abertura de novos mercados, como Israel, Chile e Geórgia. O país sul-americano, que está entre os dez maiores exportadores do mundo, vendeu ao exterior US$ 563 milhões em carne e derivados no período, ante US$ 375 milhões de janeiro a junho de 2012, conforme o centro de estudos Cadep com base em informações do Banco Central paraguaio. O relatório não informa o volume físico das exportações.
A Rússia segue a absorver a maior parte dos embarques. Na primeira metade do ano, as compras russas representaram 54% das vendas paraguaias. Há um ano, porém, a participação era de 76%. As exportações para o Brasil também perderam espaço: a fatia do país encolheu de 12% para 8% na comparação.
O salto no semestre se deu em mercados que estavam interditados para a carne do país. As exportações para Israel representam 9% do total, e as vendas de carne refrigerada para o Chile, mercado que habilitou as exportações com origem paraguaia em junho, já corresponderam a 4% do total no ano.
Fonte:  Valor Econômico

Nenhum comentário: