sexta-feira, 2 de agosto de 2013

O Porquê da utilização de proteinados no inverno

Treinamento | A pecuária nacional passa pelo seu melhor momento, caracterizado pelo reflexo de melhor manejo sanitário e intensificação dos ciclos produtivos com a utilização de pastagens de inverno e verão e fornecimento de suplementos protéicos e energéticos.


Mesmo assim constata-se que o campo nativo (C.N), apresenta muitas variações tanto na sua quantidade de fornecimento como na qualidade das mesmas, dependendo da época do ano, onde observamos a necessidade de correções de nutrientes.

Como estamos falando, na época atual, ou seja, inverno, as deficiências principais de nossos campos nativos são protéicas, o que diminui a digestibilidade a nível ruminal, por isso devemos fornecer a nossos rebanhos bovinos uma suplementação protéica, o que ira elevar a micro biota ruminal, elevando a digestibilidade dessa forragem de baixa qualidade.

Contudo hoje em relação a suplementação mineral protéica não estamos falando em nutrir o animal diretamente, mesmo sabendo que a maioria dos minerais como fósforo, sódio, zinco entre outros são para nutrir o animal, mas os farelos (soja,milho,arroz...), uréia (NNP), cobalto, enxofre, esses sim servem de nutrientes para as bactérias ruminais, fazendo com que ocorra um melhor aproveitamento e eficiência alimentar.

Na estação que estamos vivendo - o inverno - é comum vermos animais perdendo peso devido a baixa disponibilidade ou qualidade da forragem. Com dados relatados por proprietários e até mesmo literatura, os animais chegam a perder até 10% do peso vivo nessa época sem utilização de proteinados. Com suplementação mineral protéica podemos reduzir as perdas e termos pequenos ganhos em campo nativo.

O que seria um grande ganho no ciclo produtivo para os produtores seja ele invernador (Produtor de animais para abate), ou seja, ele produtor de terneiros. Como nos mostra a tabela abaixo.

Ganho de peso (Kg/dia)


Estratégia Alimentar
Outono
Inverno
Primavera
Verão
Ganho de peso (kg/ano)
Idade de abate (meses)
Campo Nativo (CN) sem suplementação
0,0
-0,2
0,48
0,35
56,7
53
CN + Suplemento Mineral tradicional
0
0
0,48
0,35
68,4
46
CN + Suplemento Proteinado
0,2
0,2
0,48
0,35
104,4
30
CN +proteinado no outono e inverno, energético na primavera e verão
0,2
0,2
1,0
0,75
193,5
25
(Adaptada de Ospina etal.,2003)


Como exemplo pode citar os produtores Alceu Both e Vilmar Tomazetti, sócios proprietários de uma fazenda de 2800 ha em Uruguaiana, e que há quatro anos passaram a utilizar proteinados Brasão do Pampa, sendo eleito o proteinado original, com o qual conseguiram reduzir tanto a idade de abate dos novilhos como diminuir a idade das novilhas para o primeiro acasalamento com um peso melhor que anos em que não trabalhavam com suplementação protéica, pois a suplementação era exclusivamente da linha tradicional. Hoje, ainda podemos melhorar mais esses dados, como passamos do segundo para o terceiro exemplo da tabela, mas ainda podemos melhorar o trabalho que vem sendo feito e chegar na otimização de resultados usando o quarto exemplo da tabela.
Fonte: Brasão do Pampa suplementos minerais

Nenhum comentário: