quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Opinião (muito pessoal)


Opinião (muito pessoal)

Meus amigos me colocam em cada uma!!!
 Recebi alguns pedidos de amigos para dar minha opinião de como se comportarão os preços do boi gordo nos próximos meses aqui na nossa região do RS. Em um país em que não podemos prever nem o amanhã (um canetaço, interesses particulares ou de pequenos grupos mudam leis, normas etc), como fazer uma previsão para os próximos  meses e principalmente nesta coisa chamada "boi gordo". Portanto, o que escrevo agora, de forma breve, não é uma previsão, não é uma consultoria, e sim, uma opinião - MUITO PESSOAL.

Tenho visto neste mês de agosto uma pressão muito grande por parte dos frigoríficos para baixa do preço do boi gordo e hoje, dia 22 de agosto, recebi notícia de que escalas do maior frigorífico daqui do Estado estão acertadas até final da primeira semana de setembro, portanto para alguns, uma situação tranquila por parte das empresas frigoríficas.
Porém acho que neste ano, o retorno aos preços mais altos vão acontecer mais cedo, bem antes das festas de fim de ano.
Entendam por que penso assim:

Segundo algumas previsões, o mês de agosto deve terminar com R$ 6,60  e abrir setembro com R$ 6,50 preço balcão (não considerando bonificações)  para carne a rendimento, preços estes que apesar da baixa, são significativamente maiores do que as médias mensais de 2012 neste mesmo período (setembro R$ 6,15/ outubro R$ 6,10 e novembro R$ 6,20) .

Não temos a mesma quantidade de boi gordo como a do ano passado, engana-se quem pensa diferente, pois muito menos áreas foram destinadas para engorda (ficaram reservadas para plantio, principalmente soja), além de que as áreas de pastagens destinadas ao gado não têm a mesma qualidade, foram em grande parte muito comprometidas na sua produção.

 Fatores como o aumento de plantio da área de trigo neste inverno (com grande incentivo do governo)  fez com que aquelas grandes quantidades de gado para engorda que subiam para nossa serra não estivessem disponíveis.

Como faço intermediação, senti também uma retração bem maior este ano no que se refere a negócios de reposição. Muitos pecuaristas estão ainda com seus terneiros e novilhos que queriam negociar, mas como não receberam oferta que viessem a ficar de acordo com seus interesses, não venderam, retendo-os, mas sem uma estrutura alimentar suficiente para engorda em período curto.

O aumento das escalas nos frigoríficos, a meu ver, acontece em boa parte em função de já começarem a se organizar na saída de estoques que estavam retidos e sem perspectivas de preços melhores a curto prazo e também na liberação de áreas para plantio que ocorrem em grande parte até o fim de setembro.

Por estes fatores entre outros vários que poderia seguir citando (ex: exportação e alta, demanda etc) que acredito que este ano teremos o começo da recuperação dos preços do boi gordo bem antes das festas de fim do ano e com preços acima das médias do mesmo período de 2012 (dezembro foi em torno de R$ 6,40).
Respondo então aos meus amigos de forma aberta, pois não tenho receio de expor meus pensamentos, que não tenho dúvidas, vão estar corretos, ou não.
Abraço a todos

Med. Veterinário Eduardo Lund
Consultor da Lund Negócios

Nenhum comentário: